(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Número de mortos por COVID no Brasil supera grandes tragédias; veja

A incidência de infectados pelo coronavírus atingiu o impressionante número de 5.772 a cada 100 mil habitantes


23/03/2021 22:41 - atualizado 23/03/2021 22:49

(foto: Arte/EM/D.A press)
(foto: Arte/EM/D.A press)
O alarmante crescimento do número de mortos por COVID-19 no Brasil é motivo de muita preocupação para todos os países. Afinal, a falta de organização nacional e mutações do coronavírus podem provocar uma nova onda de contaminações por todo o mundo. Somente nesta terça-feira (23/03), foram registrados 3.251 mortos pela doença em solo brasileiro. O índice assustador é muito maior do que tragédias que chocaram o planeta. Veja alguns exemplos:  
 
(foto: Arte/EM/D.A press)
(foto: Arte/EM/D.A press)
 

De acordo com o balanço do Conass e do próprio Ministério da Saúde, o Brasil contabilizou 82.493 casos nas últimas 24 horas, totalizando 12.130.019 desde o início da pandemia. A incidência de infectados atingiu o impressionante número de 5.772 a cada 100 mil habitantes. 
 
Praticamente um terço das mortes do país ocorreu no estado de São Paulo (1.021), que volta a viver momentos de terror na pandemia. Em 24 horas, foram mais de 20,9 mil casos, chegando ao total de 2.332.043 desde fevereiro do ano passado. A incidência é de 5.078 para cada 100 mil habitantes.
 
O Paraná também registrou número preocupante de óbitos: 312. Foram 7.344 casos desde o último boletim, o maior num único dia na pandemia.
 
O Rio Grande do Sul vai no mesmo ritmo e contabilizou 342 vidas perdidas e 8.491 infectados. O estado passou de 800 mil casos de COVID-19 e chegou às 17.499 mortes.
 
Já o Rio de Janeiro registrou 1351 mortes e 3.201 casos. Até agora, são mais de 600 mil contaminados e 35,3 mil mortes. 
 
Por sua vez, Minas registrou 68 mortes e 3.897 infectados. O estado já presenciou 22.123 vidas perdidas e mais de 1 milhão de infectados, segundo os dados do Conass.
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp


Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
  

Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)