(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LEVANTAMENTO

Resultado da pandemia é pior do que o esperado por 56,6% dos brasileiros

Pesquisa revela que efeitos do avanço do novo coronavírus decepcionou maioria no Brasil, onde mais de 190 mil pessoas morreram pela COVID-19


26/12/2020 11:39

Brasileiros eram otimistas sobre pandemia(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Brasileiros eram otimistas sobre pandemia (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Os efeitos da pandemia do novo coronavírus foi pior do que o esperado pela maioria dos brasileiros. É o que diz levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta semana.

A pergunta feita aos participantes da pesquisa foi: “após quase um ano, o resultado da pandemia do novo coronavírus foi melhor, igual ou pior do que o(a) sr(a) esperava?”.

Segundo o relatório, 56,6% das pessoas responderam que o resultado foi pior do que o esperado. Em seguida, 22,9% dos entrevistados disseram que foi igual ao esperado.

A quantidade de participantes com olhar positivo foi pequena. Apenas 15,7% afirmaram que a pandemia foi melhor do que o que se pensava no início dos casos. A quantidade de pessoas que não sabem ou não opinaram ficou em 4,7%.

A pesquisa também divulgou os dados qualitativos. Segundo o documento, as mulheres são responsáveis por 59% dos votos “piores do que esperava”. Os homens se mostraram mais contentes, 17,4% disseram que o desempenho foi “melhor do que esperava”.

Com relação à idade dos participantes, a pesquisa revela que 58,6% dos idosos, grupo de risco para a COVID-19, responderam que esperavam um melhor resultado da pandemia.

A região do Brasil mais insatisfeita é a Nordeste, onde 60,6% dos entrevistados afirmaram que o resultado foi pior do que o esperado.

Segundo a Paraná Pesquisas, a amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2% para os resultados gerais.

Em todo o mundo, a pandemia já registrou 79.937.170 casos do novo coronavírus e 1.752.330 pessoas morreram com a infecção causada por este microrganismo. O Brasil é responsável por 7.448.560 dos casos e 190.488 das mortes globais.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)