(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EM CURITIBA

COVID-19: Três pessoas da mesma família morrem após reunião no Dia dos Pais

Secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, alerta que pessoas assintomáticas precisam ser mais responsáveis no distanciamento social


14/09/2020 19:35 - atualizado 14/09/2020 20:15

Estudo publicado na revista Science mostrou que pessoas assintomáticas são responsáveis por dois terços das infecções pelo novo coronavírus(foto: PixaBay/Reprodução)
Estudo publicado na revista Science mostrou que pessoas assintomáticas são responsáveis por dois terços das infecções pelo novo coronavírus (foto: PixaBay/Reprodução)
Três pessoas de uma mesma família morreram por COVID-19 em Curitiba, Paraná, após uma reunião no Dia dos Pais. A família teria se encontrado em uma chácara.

De acordo com a secretária de Saúde da capital paranaense, Márcia Huçulak, no encontro alguns familiares se contaminaram pelo novo coronavírus. Por isso, em live feita com a rádio Banda B, ela afirmou que pessoas assintomáticas precisam ser mais responsáveis no isolamento social.

 “A família inteira foi para essa chácara relaxar e confraternizar. Três pessoas morreram depois desse encontro. Seguramente, 30% do contágio é intrafamiliar e acontece em encontros como esse. Alguém ali estava sem sintomas, ou pouco pensando ser outra coisa, uma dor de garganta, algo assim. Esteve presente e passou o vírus adiante. É chato ficar cuidando da vida das pessoas, acredito no livre arbítrio, as pessoas têm direito de escolher, mas quando você faz uma escolha que afeta apenas a vocês, tudo bem. Mas, não é esse o caso, nessa doença. A sua atitude compromete a de uma sociedade inteira”, explicou Huçulak.

Durante a conversa, Márcia alertou sobre qualquer empolgação quanto à vacinação contra a COVID-19 em um futuro muito próximo: “No mundo são 7 bilhões e meio de pessoas, e ninguém vai conseguir produzir isso tudo em um piscar de olhos. O que temos de projeção para o Brasil é que será muito parecida com a da Influenza, conseguiremos vacinar primeiro os grupos de risco e os profissionais da saúde que estão no front, isso de maneira inicial. Não dá para a gente sonhar, temos que ser realistas”.

Assintomáticos


De acordo com um estudo publicado na revista Science, pessoas assintomáticas são responsáveis por dois terços das infecções. 

A pesquisa aponta que apesar de os pacientes que desenvolvem a doença serem duas vezes mais contagiosos, os assintomáticos chegam a ser seis vezes mais numerosos mesmo com propensão menor a infectar outros, tornando-se o motor dessa epidemia.

O estudo foi produzido por um grupo de cientistas coordenado pelo médico Jeffrey Shaman, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Columbia, de Nova York, nos Estados Unidos.
 
*Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)