(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS NO BRASIL

Brasil chega a mais de 4 milhões de casos e registra 871 mortes em 24 horas

País chega à marca de mais de 124 mil mortes desde o início da pandemia


03/09/2020 18:44 - atualizado 03/09/2020 19:20

O número de recuperados da doença no Brasil passa de 3 milhões(foto: OMS/Divulgação)
O número de recuperados da doença no Brasil passa de 3 milhões (foto: OMS/Divulgação)

O Brasil passou dos 4 milhões de casos por coronavírus. Com o registro de 42.298 novos infectados desde o último balanço, o país contabiliza 4.040.163 pessoas com o vírus desde fevereiro. O total de mortes é de 124.651, sendo 871 nas últimas 24 horas. Os dados são do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).

 

 

No levantamento feito pela Universidade John Hopkins, dos Estados Unidos, o Brasil só é superado pelos próprios norte-americanos, que já tiveram mais de 6 milhões de contaminados e mais de 186 mil mortes. Mas a Índia vem seguindo os brasileiros de perto, com mais de 3,8 milhões de infectados, com 67 mil mortes por COVID-19.

 

Depois de vários meses em um patamar com uma média diária de mais de 1.000 mortes, o Brasil teve uma pequena queda desde o final de agosto e registrou uma média de 874 mortes e cerca de 40 mil infecções por dia na última semana.


O Ministério da Saúde afirma que os números revelam uma "queda" na curva desde o início da pandemia, mas especialistas independentes sugerem cautela nas medidas de isolamento. Várias cidades do país já avançaram consideravelmente na flexibilização da quarentena.

 

O próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vem defendendo o fim da quarentena, tendo pedido prefeitos e governadores para que liberem de vez o funcionamento das atividades.  

COVID-19 nos estados 

Só o estado de São Paulo registrou até o momento 837.978 casos, com 30.905 óbitos. A Bahia ocupa o segundo posto de estado com mais infectados: são mais de 265 mil pessoas contaminadas e 5.549 óbitos. Já o Rio de Janeiro registrou número superior a 230 mil casos e 16.394 vidas perdidas.

 

Minas Gerais contabilizou 224.987 casos e 5.591 óbitos. Nas últimas horas, o estado teve 2.939 infectados e 86 mortes.

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)