UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Os Jogos Olímpicos de Londres 2012 não anunciaram a pandemia de covid-19

Cenas da cerimônia olímpica com crianças em camas de hospital e enfermeiras são homenagem ao serviço de Saúde do Reino Unido


07/01/2022 23:46 - atualizado 09/01/2022 14:17

Publicações em redes sociais garantem que a atual pandemia de covid-19 foi anunciada na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, incluindo como evidências imagens do evento que mostram crianças em camas de hospital, enfermeiras e uma figura fúnebre vestida de preto "segurando uma agulha".

As imagens, que foram compartilhadas dezenas de vezes, circulam com a alegação desde pelo menos abril de 2020.
No entanto, as cenas da cerimônia olímpica correspondem a uma homenagem ao Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido e à literatura britânica, segundo fontes oficiais.
“ESTA É A CERIMÔNIA DE ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS DE LONDRES 2012 !!! Com a silhueta gigante da morte e todos os leitos de hospital. Está começando a fazer muito mais sentido agora. ESTA PANDÊMICA FOI PLANEJADA. HÁ MUITOS ANOS”, dizem as publicações compartilhadas no Facebook (1, 2, 3) e no Twitter.

Conteúdo similar também circula em inglês, sérvio, búlgaro, espanhol e francês.
Captura de tela de uma publicação no Facebook feita em 7 de janeiro de 2022
Captura de tela de uma publicação no Facebook feita em 7 de janeiro de 2022 ( . / )

A pandemia de covid-19 tem gerado desde seu início diferentes teorias já desmentidas pela AFP sobre a origem do SARS-CoV-2, como a de que foi criado e patenteado nos Estados Unidos ou que a série de animação “Os Simpsons” o previu em 1993.

Também é falso que a emergência sanitária tenha sido anunciada na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2012. Segundo informa a Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu site, a primeira vez que se teve conhecimento sobre o novo coronavírus foi em dezembro de 2019, sete anos após o torneio desportivo de Londres, quando a entidade recebeu uma denúncia sobre casos de "pneumonia viral" em Wuhan, China.

História e cultura britânicas


A abertura das Olimpíadas de Londres de 2012 foi concebida e dirigida pelo cineasta britânico Danny Boyle (“Trainspotting”, “Slumdog Millionaire”), e parte da cerimônia apresentada em publicações virais foi, na verdade, uma homenagem ao Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, sigla em inglês) e à literatura infantil britânica, conforme explicado em um vídeo publicado no YouTube em 27 de julho de 2012 no canal oficial dos Jogos Olímpicos, entre os minutos 44:01 e 54:40.

“Enquanto a autora de 'Harry Potter', JK Rowling, lia a abertura do clássico 'Peter Pan' de JM Barrie (...) ao som de 'Tubular Bells' de Mike Oldfield, uma cena de crianças em leitos de hospital foi invadida por vilões literários como Capitão Gancho, Cruella De Vil, a Rainha de Copas e Voldemort, antes de um grupo de babás voadoras chegar do céu, uma reminiscência de Mary Poppins, para banir os personagens de um pesadelo”, descreve também uma publicação sobre as cerimônias de abertura e encerramento da competição no site dos Jogos Olímpicos.

Além disso, a página do Comitê Olímpico explica que as cenas viralizadas faziam parte de uma homenagem mais ampla aos “eventos históricos britânicos mais relevantes, incluindo os capítulos da Revolução Industrial e a construção do Serviço Nacional de Saúde, bem como uma pequena participação especial de Sua Majestade A Rainha, que culminou na queda de paraquedas de sua dublê ao lado de James Bond”.

Um coral de crianças surdas cantou o hino nacional britânico de pijama durante o evento e 600 profissionais de saúde participaram da coreografia em homenagem ao serviço de saúde britânico gratuito, conforme relatado pela AFP na época.
Dançarinos homenageiam o NHS durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 27 de julho de 2012, no Estádio Olímpico de Londres
Dançarinos homenageiam o NHS durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 27 de julho de 2012, no Estádio Olímpico de Londres ( AFP / Odd Andersen)

A grande figura sombria que se vê nas imagens virais não se trata da “morte segurando uma agulha”, como afirmam algumas publicações, traçando um paralelo com as vacinas contra a covid-19, mas corresponde a uma representação de Lord Voldemort, o vilão da série de livros de fantasia “Harry Potter”, da escritora britânica J.K. Rowling, publicada entre 1997 e 2007.
Bonecos representando Lord Voldemort, dos livros 'Harry Potter', e Child Catcher, da obra 'Chitty Chitty Bang Bang', durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 27 de julho de 2012
Bonecos representando Lord Voldemort, dos livros %u201CHarry Potter%u201D, e Child Catcher, da obra %u201CChitty Chitty Bang Bang%u201D, durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 27 de julho de 2012 ( AFP / Olivier Morin)

Da mesma forma, segundo os organizadores olímpicos, a representação artística de uma criança pequena deitada em uma maca, que também é visível nas postagens compartilhadas nas redes sociais, foi uma referência ao Great Ormond Street Hospital (Gosh), um centro médico infantil em Londres. No minuto 45:04 do vídeo que mostra a cerimônia completa, é possível ver suas iniciais formadas pelos leitos de hospital.
ailarinas vestidas de enfermeiras se apresentam durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 27 de julho de 2012, no Estádio Olímpico da capital britânica
Bailarinas vestidas de enfermeiras se apresentam durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 27 de julho de 2012, no Estádio Olímpico da capital britânica ( AFP / Mark Ralston)

Imagem adulterada


Algumas das publicações viralizadas mostram também uma fotografia de uma vista aérea do Estádio Olímpico de Londres supostamente coberto por um objeto com forma semelhante a um “vírus” azul. Porém, é possível verificar que se trata de uma imagem sobreposta à gravação:
Comparação entre capturas de tela de uma postagem no Facebook (E) e do vídeo oficial da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres de 2012, feita em 7 de janeiro de 2022
Comparação entre capturas de tela de uma postagem no Facebook (E) e do vídeo oficial da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres de 2012, feita em 7 de janeiro de 2022 ( . / )

No vídeo oficial, naquele momento (minuto 48, levando-se em consideração a vista do estádio) essa imagem não é identificada.

A AFP já verificou outras publicações sobre as previsões da pandemia de covid-19 (1, 2).

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade