(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Não há provas de que vídeo mostre 'vacinado' desmaiando perto de Charles

A sequência também circula com alegações semelhantes em inglês, espanhol e francês


10/11/2021 19:19 - atualizado 10/11/2021 19:19


 

Imagem com conteúdo falso que circula pela internet
Captura de tela feita em 3 de novembro de 2021 de uma publicação no Telegram ( . / ) (foto: Reprodução)
Uma sequência em que uma pessoa desmaia em frente ao príncipe Charles circula em redes sociais ao menos desde 24 de outubro de 2021 com a afirmação de que o homem colapsou pouco após ser vacinado. A alegação é enganosa: o vídeo mostra um funcionário de um supermercado que desmaiou enquanto conversava com o herdeiro do trono britânico em julho de 2020, cinco meses antes de o Reino Unido começar a imunizar sua população contra a covid-19. O homem se recuperou logo após o incidente, segundo a mídia local.


“O príncipe Charles da Inglaterra fala com um homem vacinado que diz estar bem... e desmaia (ou morre?) diante dele... E o príncipe vai e inaugura uma placa. Tudo muito real. Não é uma vacina, é uma arma biológica” , escreveu um usuário em uma das publicações que circulam no Twitter ( 1 , 2 , 3 ), Facebook ( 1 , 2 , 3 ) e Telegram .

A legenda é acompanhada por um vídeo em que o príncipe conversa com um homem vestido de preto, que repentinamente cai no chão.

A sequência também circula com alegações semelhantes em inglês , espanhol e francês .

Uma busca reversa no Google por fragmentos do vídeo levou a este artigo de 10 de julho de 2020, publicado pelo site de notícias britânico The Independent. “O funcionário recebeu atendimento médico imediato e se recuperou rapidamente, com colegas tranquilizando o príncipe. Não se sabe por que o homem desmaiou” , reportou.

O vídeo compartilhado nas publicações enganosas foi publicado originalmente pelo jornal The Telegraph em 9 de julho de 2020.

Nesse dia, Charles e sua esposa Camila estavam visitando um centro de distribuição da rede de supermercados Asda em Bristol, no sudoeste da Inglaterra, para “agradecer aos funcionários que trabalharam durante a pandemia do coronavírus” , informou o veículo britânico Metro ao publicar o mesmo vídeo.

Procurado pela AFP, um porta-voz da Asda explicou que o homem - cujo nome a companhia não divulgou - desmaiou pela “magnitude” do encontro:

“A magnitude do momento foi um pouco demais para um dos nossos colegas, que desmaiou brevemente, mas que, após tirar alguns minutos para se recuperar, voltou para continuar seu turno e garantir a todos que ele estava totalmente bem” , disse à AFP.

O uso da vacina da Pfizer-BioNTech - o primeiro imunizante contra a covid-19 aprovado no Reino Unido - só foi autorizado em 2 de dezembro de 2020, cinco meses após o incidente.

Em 8 de dezembro de 2020, Margaret Keenan, de 90 anos, recebeu a primeira dose do imunizante no país, se tornando também a primeira pessoa no mundo ocidental a receber uma vacina aprovada contra a covid-19.

Embora os ensaios clínicos em humanos tenham começado no Reino Unido em abril de 2020, o porta-voz da Asda disse acreditar ser “altamente improvável” que o homem no vídeo tenha participado de um dos testes. No entanto, a empresa não pôde confirmar essa informação por não ter acesso a dados médicos dos funcionários.

Grafeno


Em vários dos vídeos ouve-se uma voz em inglês que sinaliza que o desmaio foi provocado pela vacina, que teria grafeno em sua composição.

Ografenoé um nanomaterial composto por átomos de carbono que tem sido alvo de peças dedesinformação.

Como especialistas já explicaram à AFP em várias oportunidades (1,2), esse nanomaterial não está presente nas vacinas contra a covid-19.

“O grafeno não é solúvel, portanto, um dispositivo de grafeno não poderia ser injetado em solução” , disse à AFP o pesquisadorDiego Peña, do Centro Singular de Pesquisa em Química Biológica e Materiais Moleculares, da Espanha, emmaio de 2021. “Se houvesse grafeno, as vacinas seriam soluções de cor escura” , acrescentou.

 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)