(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Mulher que sofreu convulsão em hospital não foi vacinada contra COVID

Imagens da mulher no chão passando mal foram compartilhadas em redes sociais afirmando que o fato aconteceu depois de ela ser vacinada; trata-se de fake news


01/03/2021 18:19 - atualizado 08/03/2021 12:23

Um vídeo em que uma mulher sofre uma convulsão no chão foi compartilhado dezenas de milhares de vezes em vários idiomas desde o início de fevereiro, em publicações que asseguram que a cena foi gravada em um hospital argentino após a mulher ser vacinada contra a COVID-19.

No entanto, como explicaram à equipe de checagem da AFP funcionários e autoridades do Hospital Larcade, na província de Buenos Aires, as imagens mostram uma paciente com antecedentes de convulsões que não havia recebido nenhuma vacina.
A gravação, de 4:12 minutos, circula amplamente no Facebook (1, 2, 3), Twitter (1, 2, 3) e Telegram (1, 2). “Uma mulher de repente caiu no chão em um hospital argentino após ser vacinada, com convulsão no corpo inteiro%u203C Nenhuma equipe médica veio tratar a cena”, diz uma das publicações.

O vídeo também circula com legendas semelhantes em espanhol, inglês, francês, romeno e tcheco, embora algumas versões afirmem que a cena foi gravada na Itália. 

Uma busca reversa pelo vídeo com a ferramenta InVid-WeVerify levou a uma publicação feita no Facebook no último dia 20 de fevereiro que indica, em espanhol, que as imagens foram gravadas “à noite”, no “Hospital Larcade de San Miguel”.

No vídeo, é possível ler as palavras “Hospital Raúl F. Larcade” na porta de entrada do centro de saúde.
Captura de tela feita em 4 de março de 2021 de uma publicação no Facebook
Captura de tela feita em 4 de março de 2021 de uma publicação no Facebook

Em uma publicação de 25 de fevereiro, o município de San Miguel detalha que, no Hospital Larcade, estão sendo imunizados “profissionais do sistema de saúde do distrito, tanto público como particular”.

Uma busca no Google pelos termos “Hospital Larcade + emergência”, em espanhol, limitando os resultados a conteúdos publicados entre 19 e 20 de fevereiro, permitiu encontrar uma publicação feita no dia 20 pela conta Funcionários do Hospital Larcade Unidos que, há vários meses, compartilha queixas por melhores condições de trabalho (1, 2).

A publicação, que inclui o vídeo viralizado, indica que as imagens foram gravadas na noite de 19 de fevereiro, quando a “emergência contava com apenas um médico” e “apenas um enfermeiro”. Além disso, informa que a mulher foi atendida e que se encontrava estável e internada:

Consultado pela equipe de checagem da AFP, Sebastián Motrel, médico cirurgião da emergência do Hospital Larcade, confirmou que a protagonista do vídeo “era uma paciente com uma longa história no hospital com histórico de convulsões”.

“Não está vacinada [contra a] covid-19, não tem nenhuma relação com isso”, acrescentou.

Paciente do hospital


Gladys Amantia, diretora médica do hospital, disse à AFP que “o vídeo é do dia 19 de fevereiro de 2021, na porta de entrada da sala de espera da emergência” da instituição. Amantia detalhou que a mulher, de 28 anos, tinha “histórico de retardo na maturação e distúrbio de conduta”.

A diretora também sinalizou que a paciente havia recebido tratamento na área de psiquiatria da instituição e que, 48 horas antes, havia se consultado por um quadro semelhante, sem que fossem observadas “alterações” em um “estudo de imagem cerebral”.

“A paciente sofre o evento que é visto antes de ser registrada na admissão para atendimento na sala de emergência. Quem vem ao socorro da paciente é uma enfermeira da emergência, com seguranças e auxiliar de enfermagem”, explica Amantia.

Depois do episódio, segundo a diretora do hospital, “foi concluída a avaliação clínica com exames laboratoriais e decidiu-se interná-la para acompanhamento e avaliação pelo serviço de saúde mental”.

A paciente, acrescentou Amantia, permaneceu internada até 26 de fevereiro, período no qual foi avaliada pelas áreas de clínica médica, neurologia e saúde mental e “sua medicação básica foi ajustada”.

A campanha de vacinação contra a covid-19 na Argentina começou em 29 de dezembro de 2020. Desde então, segundo dados oficiais, foram aplicadas 1,04 milhão de doses da Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya.

Segundo o plano estratégico de vacinação anunciado pelo governo, primeiro serão vacinados os profissionais de saúde, depois os adultos com mais de 70 anos e residentes de asilos, seguidos pelos adultos de 60 a 69 anos. Esse esquema foi recentemente afetado pelo escândalo conhecido como “Vacina VIP”, no qual funcionários públicos, políticos, empresários e sindicalistas receberam a vacina mesmo sem pertencer a esses grupos prioritários.

Segundo o último informe de monitoramento de segurança das vacinas, publicado em 14 de fevereiro pelo Ministério da Saúde argentino, 99,4% de um total de 19.014 eventos notificados após a vacinação foram “leves e moderados” (febre, dor de cabeça, dor no local da injeção).

Em resumo, a mulher que sofreu uma convulsão na entrada de um hospital em San Miguel, na Argentina, é, na verdade, uma paciente com histórico de convulsões que não foi vacinada.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte. 

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)