(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Novos casos de COVID devem aumentar cinco vezes até agosto na Europa

Segundo projeção do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Enfermidades, as internações permanecerão controladas devido à vacinação


16/07/2021 17:14 - atualizado 16/07/2021 18:30

População faz fila para se vacinar contra a COVID-19, em Londres(foto: AFP / Tolga Akmen)
População faz fila para se vacinar contra a COVID-19, em Londres (foto: AFP / Tolga Akmen)
O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Enfermidades publicou nesta sexta-feira (16/7), uma projeção que prevê um aumento de cinco vezes no número de novos casos de COVID-19 na União Europeia e na Noruega e Finlândia, que não são membros do bloco. 

 

 


De acordo com o estudo, o índice de novos contaminados pelo coronavírus pode chegar a 420 por cada 100 mil habitantes na semana que termina em 1º de agosto, em comparação com os 90 da semana entre 5 e 11 de julho. 

Já para a semana que termina em 8 de agosto, o centro espera um crescimento ainda maior, de 620 novos casos para cada 100 mil habitantes.
 

Essas projeções igualariam a média de casos registrados de setembro a dezembro de 2020 e em abril de 2021, quando o continente passou por surtos de contaminação pela COVID-19.

Vacinação


Segundo o estudo, o número de internações aumentará, mas a boa notícia é que, graças à vacinação, esse crescimento não acontecerá de forma tão significativa. 

O centro calcula que 63% da população da União Europeia com mais de 18 anos alcançada pelo estudo foi imunizada com, pelo menos, uma dose de vacina. Enquanto isso, 48% já tomaram as duas doses até 11 de julho.

Ainda de acordo com as projeções, é possível que o número de mortos supere os 10 por cada 100 mil habitantes, ultrapassando o índice de 6,8 registrado na semana passada.

A tendência de contaminação apresenta alta em dois terços dos 30 países pesquisados pela agência europeia AFP. Além disso, o aumento dos casos é maior entre jovens de 15 a 24 anos.

Espanha e Portugal estão na categoria de “alta preocupação” e têm o turismo afetado pelo avanço do contágio. Já países como Holanda, Luxemburgo, Malta e Chipre estão no grupo que gera “preocupação moderada”. Os outros 24 apresentam um risco menor, mas sua situação também é de alerta.

Na semana passada, o número de novos casos na União Europeia aumentou 60% devido à “flexibilização das medidas sanitárias e ao avanço da variante Delta”, segundo a AFP. Em junho, o centro de controle e prevenção de enfermidades, com sede em Estocolmo, previu que esta variante será responsável por cerca de 90% dos novos casos na Europa até o fim de agosto.

Reino Unido 


Apesar de ser um dos países com a vacinação mais avançada contra a COVID-19, o Reino Unido também registrou um aumento de novos casos e internações, em decorrência da doença

A realização de eventos esportivos como a final da Eurocopa e o torneio de tênis de Wimbledon, podem ajudar a explicar esse aumento, já que foram registradas cenas de aglomerações e de desrespeito ao uso obrigatório de máscaras. 

O governo inglês pediu que as pessoas voltem a se cuidar para evitar um cenário preocupante provocado pela doença. As autoridades já imaginam que haverá um aumento de casos, que pode chegar a 100 mil por dia, à medida que as restrições forem suspensas.

Apesar disso, o primeiro-ministro Boris Johnson continua com o plano de concluir na próxima segunda-feira (19/7) o relaxamento do confinamento imposto em janeiro na Inglaterra, por considerar que o sucesso da campanha de vacinação compensa o avanço do vírus.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal






receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)