(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ORIGEM

OMS: China rejeita críticas sobre investigação da origem da COVID-19

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a China deve 'cooperar melhor' para entender o que 'realmente aconteceu'


16/07/2021 10:08 - atualizado 16/07/2021 10:23

(foto: AFP / Noel Celis)
(foto: AFP / Noel Celis)
A China rejeitou, nesta sexta-feira (16/7), as críticas do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre sua suposta falta de cooperação na investigação da origem da pandemia de COVID-19.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse na quinta-feira que a China, onde foram detectados os primeiros casos no final de 2019 na cidade de Wuhan (centro), deve "cooperar melhor" para entender o que "realmente aconteceu".

A organização internacional com sede em Genebra (Suíça) enfrenta uma pressão crescente para que realize uma nova e exaustiva investigação sobre as origens da COVID-19.

Em janeiro, a OMS enviou uma missão de especialistas à China, mas não conseguiu determinar a origem do coronavírus que já matou mais de quatro milhões de pessoas em todo o mundo.

Tedros disse aos jornalistas na quinta-feira que a China não havia compartilhado os "dados brutos" sobre o vírus, o que é "um problema", segundo ele.

Em resposta, um porta-voz da diplomacia chinesa, Zhao Lijian, disse nesta sexta que "certas informações relacionadas à vida privada não podem ser copiadas e retiradas do país".

Os especialistas da OMS, no entanto, "obtiveram uma grande quantidade de dados" e a China "mostrou a eles linha por linha" quais precisavam de "atenção especial", disse Zhao.

O porta-voz também rejeitou as afirmações de Tedros de que "houve uma tentativa prematura" de descartar a teoria do acidente de laboratório.

Esta teoria, descartada por muito tempo pela maioria dos especialistas, foi incentivada nos Estados Unidos pela gestão anterior de Donald Trump e nos últimos meses se voltou a falar sobre ela.

"Esta questão não deve ser politizada", destacou Zhao.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)