Publicidade

Estado de Minas IMUNIZAÇÃO

COVID-19: população da Ilha de Paquetá começa a ser vacinada em massa

Estudo na ilha, no Rio de Janeiro, vai avaliar o impacto da imunização coletiva


20/06/2021 14:50 - atualizado 20/06/2021 15:26

(foto: AFP / Andre Borges)
(foto: AFP / Andre Borges)
As autoridades de saúde iniciaram, neste domingo (20/6), um estudo de vacinação em massa contra a COVID-19 em uma ilha do estado do Rio de Janeiro, para avaliar o impacto da imunização coletiva.

O projeto "Paquetá vacinada" contempla a imunização de todos os habitantes maiores de 18 anos da ilha de Paquetá, a uma hora de barco da capital do estado.

Cerca de 1.800 pessoas já receberam a primeira dose do imunizante, por fazerem parte dos grupos prioritários do programa de vacinação. O restante da população adulta (3.530) começa a receber a vacina neste domingo.

A vacina usada no projeto é a elaborada pela em colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que participa no desenvolvimento deste estudo.

"Já temos os dados de outros estudos, como os realizados no Reino Unido, em que se mostrou uma eficácia de mais de 90% da vacina COVID-19 produzida pela Fiocruz", disse a presidente da Fundação, Nisia Trindade, citada em um comunicado do ministério da Saúde.

Os habitantes de Paquetá devem receber a segunda dose da vacina em dois meses, acrescentou o ministério.

Neste sábado, o Brasil ultrapassou a marca de meio milhão de mortes pela pandemia, o segundo pior saldo de mortes do mundo.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade