UAI
Publicidade

Estado de Minas NÃO ACABOU!

Escolas particulares de BH suspendem aulas por casos de COVID

Turmas do Colégio Sagrado Coração de Jesus e do Santo Agostinho voltaram a ter aulas online em virtude do número de alunos com COVID-19


19/05/2022 12:34 - atualizado 19/05/2022 15:35

Fachada das escolas Colégio Sagrado Coração de Jesus e do Colégio Santo Agostinho
Disseminação de casos de COVID nas escolas Colégio Sagrado Coração de Jesus e do Colégio Santo Agostinho fazem aulas presenciais serem suspensas (foto: Jomar Braganca/Divulgacao e Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Duas turmas do Colégio Sagrado Coração de Jesus e estudantes do Colégio Santo Agostinho tiveram aulas presenciais suspensas nesta semana com alunos que testaram positivo para a COVID-19. O protocolo das escolas é de que com 10% dos alunos confirmados para o vírus as aulas devem voltar para o modelo virtual por 10 dias.
 
No Colégio Sagrado Coração de Jesus, na Região Centro-Sul de BH, foram alunos do 2° ano do ensino fundamental, que retornam ao presencial no dia 23, e do 2º ano do ensino médio, que voltam às salas de aula no dia 30. As aulas estão suspensas desde quarta-feira (18/5). Por enquanto, os estudantes passam a ter aulas online. 
 
O Colégio Santo Agostinho, em BH, também suspendeu turmas por conta de casos da doença. Para esses alunos, as atividades permanecem remotas até que "transcorram os dias necessários para o retorno presencial", informou a escola em nota. 

A escola, entretanto, não informou a quantidade de turmas que tiveram aulas suspensas e nem qual a data de previsão para o retorno presencial. 

O Colégio Sagrado Coração de Jesus afirmou que o uso de máscaras não é mais obrigatório em salas de aula e nas dependências das escolas desde a liberação pela prefeitura de Belo Horizonte e também do governo do estado.

O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro-MG) defende que o protocolo seja cumprido sempre que houver casos positivos para a COVID. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, entre abril e maio deste ano, foram registrados 24 surtos de COVID-19 em escolas públicas e particulares e 14 turmas foram suspensas. 

Números de COVID-19


Em Belo Horizonte as máscaras podem voltar a ser obrigatórias, conforme informado pela Secretaria Municipal de Saúde nessa quarta-feira (18/5). Após a liberação das máscaras, em 28 de abril, os casos de COVID aumentaram 68% na capital.

Entre 20 e 29 de abril, foram 882 confirmações para o coronavírus em Belo Horizonte, número que saltou para 1.485 entre os dias 10 e 17 de maio. Não só a capital vive um novo crescimento dos índices, como Minas Gerais. Enquanto no período de 1° a 10 de maio foram 7.251 novas confirmações no estado, entre 11 e 18 de maio o total passou a 14.586 casos, um aumento de 101%.

Confira a nota do Colégio Santo Agostinho na íntegra:


"O Colégio, desde o início da pandemia, vem seguindo todas as determinações dos órgãos competentes para casos suspeitos e confirmados de Covid-19, de forma a zelar pela saúde e segurança de sua comunidade escolar. Além disso, continua estimulando, para famílias e colaboradores, a manutenção das medidas preventivas que, até o momento, garantiram a redução da disseminação da Covid-19, como a higienização das mãos com álcool 70% e o uso de máscaras em ambientes fechados.

De acordo com a nota técnica 046/2021, da Prefeitura de Belo Horizonte, atualizada em 15 de fevereiro de 2022 e ainda vigente no município, se forem identificados, em uma mesma turma, pelo menos 10% dos estudantes com diagnóstico positivo de Covid-19, as atividades presenciais precisam ser suspensas, por 10 dias corridos, a partir do último contato com caso confirmado. Verificamos a vigência da referida Nota Técnica, no último dia 17 de maio, com a Secretaria Municipal de Saúde. 

Na Unidade do Colégio em Belo Horizonte, foram detectadas turmas que se enquadram na obrigatoriedade de afastamento e que estão, no momento, realizando suas atividades de forma remota, até que transcorram os dias necessários para o retorno presencial."
 
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.  
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade