(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SUPER VENENOSA

Corpo de Bombeiros captura cascavel de 1m em área residencial em Minas

Sem tratamento, o risco de morrer após a picada de uma cascavel chega a 70%; outra serpente (foto), da espécie boipeva, foi capturada poucas horas antes


23/04/2022 20:30 - atualizado 24/04/2022 19:32

Cobra da espécie boipeva de 80 centímetros foi capturada Bairro Universitário
Cobra da espécie boipeva de 80 centímetros foi capturada no Bairro Universitário (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Duas cobras, sendo uma delas peçonhenta, foram capturadas em áreas residenciais pelo Corpo de Bombeiros em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, na sexta-feira (22/4). Ninguém ficou ferido, e os animais foram soltos no habitat natural, longe do perímetro urbano, informou a corporação no fim da tarde deste sábado (23/4).
 
Por volta das 18h40, os militares compareceram ao Bairro Vila Nova, onde uma cascavel de aproximadamente 1 metro foi capturada. Extremamente venenosa, uma picada dessa espécie pode levar a vítima à morte.
 
 
Mais cedo, às 15h18, os bombeiros foram até o Bairro Universitário e capturaram uma cobra da espécie boipeva de 80 centímetros. Apesar de não ser peçonhenta, ela pode desferir botes e morder, ressaltou a corporação.
 
“Conforme relatos, as serpentes teriam entrado nos quintais de duas residências e oferecido risco à integridade física dos moradores, que estavam extremamente apreensivos em virtude das características específicas de cada cobra – dentre elas, o comprimento e a agressividade das espécies”, disse o Corpo de Bombeiros.
 

Os perigos da cascavel

 
Conforme o Instituto Butantan, o veneno da cascavel possui ação neurotóxica – ou seja, substâncias químicas altamente nocivas que envenenam o Sistema Nervoso Central (SNC). Também podem ocorrer lesões e rupturas das fibras musculares, causando dores generalizadas, paralisia dos músculos da face e falência renal.
 
Logo, os militares orientam que – ao encontrar animais peçonhentos dentro de casa – o recomendável é se afastar lentamente para não assustar o animal e entrar em contato com os órgãos competentes. “O cidadão pode acionar o Corpo de Bombeiros ou, ainda, procurar pelo centro de controle de zoonoses da Secretaria de Saúde do município”, explica a corporação.
 

Fui picado! O que fazer?

 
Sem tratamento, o risco de morrer após a picada de uma cascavel chega a 70%. Portanto, o mais importante é manter o membro que foi picado o mais parado possível. Quanto mais se movimentar, mais o veneno poderá se espalhar pelo corpo e chegar a vários órgãos vitais.
 
Deste modo, o ideal é que a vítima não caminhe e seja transportada com auxílio de uma maca até ao hospital, onde um antídoto será administrado. Outra opção é solicitar atendimento pré-hospitalar por meio do número 193.
 

Como identificar uma cobra venenosa?

 
Conforme o Corpo de Bombeiros, as cobras venenosas possuem algumas características físicas. São elas: cabeça triangular e achatada; dentes longos na parte da frente; olhos com fenda semelhante ao olho de um gato fechado; e cauda que afina rapidamente. Em relação ao comportamento, ela tenta atacar quando alguém chega perto – ao contrário das serpentes sem veneno, que fogem quando perseguidas.
 
No entanto, muitos biólogos alertam que apenas essas análises podem não ser suficientes, já que há muitas exceções.
 
Logo, a observação da presença da chamada fosseta loreal – um pequeno orifício entre os olhos e as narinas – é o método mais eficaz. Desconsiderando a cobra coral, todas as serpentes venenosas no Brasil têm esse orifício.
 
As cascavéis, em particular, vivem, via de regra, em regiões secas, campos e no bioma brasileiro do Cerrado. Ao movimentar o guizo presente no fim da cauda, elas produzem um som, semelhante ao de um chocalho, quando se sentem ameaçadas.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)