(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

2ª Jornada dos Santos Reis exalta tradição em Santa Luzia; veja a programação

Festa promovida pela Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia comemora antecipadamente o Dia dos Santos Reis, celebrado em 6 de janeiro


postado em 04/01/2020 08:00 / atualizado em 04/01/2020 12:47

Pastorinhas iniciam a 2ª Jornada dos Santos Reis de Santa Luzia no tricentenário Mosteiro de Macaúbas (foto: ONG Solidariedade/Divulgação )
Pastorinhas iniciam a 2ª Jornada dos Santos Reis de Santa Luzia no tricentenário Mosteiro de Macaúbas (foto: ONG Solidariedade/Divulgação )
Festa nas ruas, casas e igrejas para dar passagem à Folia de Reis, que traz a tradição bem mineira envolta em ritmos, cores e muita alegria. Conhecida pelo Circuito de Presépios, com dezenas deles montados nas residências e milhares interessados em visitá-los, Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vive hoje (4) a 2ª Jornada dos Santos Reis, comemorando antecipadamente o Dia dos Santos Reis. Já amanhã (5), véspera do Dia de Reis, tem a Festa da Epifania do Senhor, com missa e folia de reis na Serra da Piedade, em Caeté, também na RMBH.

A programação começa neste sábado (4), às 8h30, com a visitação pelos grupos Folia de Reis do Paulo VI, da capital, e Pastorinhas, de Santa Luzia, que, simultaneamente, percorrem diferentes bairros da cidade (veja a programação abaixo). No roteiro, locais tradicionais como o tricentenário Mosteiro de Macaúbas e a comunidade quilombola de Pinhões. O Grupo das Pastorinhas conta com a orientação e participação de Cleusa da Conceição Batista, há mais de 60 anos revivendo a figura da cigana. Retornando às atividades em sua configuração completa, após interrupção de mais de duas décadas, o grupo conta em sua nova formação com a presença de mulheres da terceira idade do Amigos para sempre.

Um dos momentos mais importantes da 2ª Jornada dos Santos Reis, promovida pela Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia, será às 17h, quando as Pastorinhas de Taquaraçu de Baixo e cavaleiros de diversas comitivas da cidade vão se reunir com os demais grupos na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro histórico da cidade, partindo em cortejo para o Santuário de Santa Luzia. O evento cultural tem apoio da ONG Solidariedade Todos Juntos Sempre, da Paróquia Santa Luzia, que tem à frente o padre Felipe Queirós, e Prefeitura de Santa Luzia.

(foto: ONG Solidariedade/Divulgação )
(foto: ONG Solidariedade/Divulgação )
BANDO O presidente da Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia, Adalberto Mateus, informa que, entre as novidades da 2ª Jornada está a recriação do Bando, que desde meados do século passado não ocorre no município com mais de 300 anos de história. “O Bando era um grupo de cavaleiros que desfilavam na rua Direita chamando a atenção dos moradores para a festividade dos Santos Reis. Em 2020, o Bando será responsável por conduzir e proteger a bandeira dos Santos Reis em cortejo”, informou Adalberto.

Durante a passagem do cortejo pela rua Direita, os grupos vão homenagear a primeira geração de luzienses responsáveis pela montagem de presépios na cidade a partir do início do século 20, incluindo Dona Augusta Dolabella e Santina Dantas, que serão lembrados em estandartes com os nomes e fotografias.

Serra da Piedade


Já na Serra da Piedade, em Caeté, na RMBH, o domingo (5) terá missa às 11h e apresentação de dois grupos com tradição, que são as Pastorinhas de Jaboticatubas e a centenária Folia de Reis, de Justinópolis, em Ribeirão das Neves – ambos vão visitar presépio recém-inaugurado no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais.

Logo após a missa, na Basílica da Romaria, os peregrinos que participarão da Festa da Epifania do Senhor vão caminhar até a Ermida da Padroeira – Basílica Nossa Senhora da Piedade, no ponto mais alto do maciço. Uma parada será para ver o presépio formado por imagens em tamanho natural, esculturas da artista Vilma Nöel. A obra passa a integrar o conjunto paisagístico do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade e poderá ser visitada, a qualquer momento do ano, pelos peregrinos.

Diante das imagens, os grupos vão entoar cânticos e fazer orações, em apresentação que une fé e cultura, numa referência à visita dos reis magos ao menino Jesus, conforme a narração bíblica. A Festa da Epifania do Senhor, data especial em que o Menino Jesus foi apresentado ao mundo, é celebrada pela Igreja Católica, no segundo domingo após o Natal. A palavra epifania vem do grego (epifáneia) e significa manifestação pública.

Programação


HOJE (4), EM SANTA LUZIA

2ª Jornada dos Santos Reis
A partir das 8h30 – Grupo de Folia de Reis do Paulo VI visita várias residências

A partir das 8h30- – Jornada do Grupo de Pastorinhas começa no Mosteiro de Macaúbas (rodovia MG-20, km 38, na estrada para Jaboticatubas), seguindo-se a visita a várias residências

17h – Desfile do Bando e cortejo com a Bandeira dos Santos Reis – Concentração na Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Rua Direita, em direção ao Santuário de Santa Luzia,

Participação: Grupo de Pastorinhas (Santa Luzia e Taquaraçu de Baixo), Grupo de Folia de Reis Paulo VI, Bando (grupo de 20 cavaleiros), visitantes e devotos


AMANHÃ (5), NA SERRA DA PIEDADE, EM CAETÉ

Festa Epifania do Senhor

11h – Missa seguida de procissão entre as basílicas da Romaria e da Ermida, com os grupos de Pastorinhas de Jaboticatubas e Folia de Reis de Justinópolis, em Ribeirão das Neves


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)