(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Vacinas por vencer em MG reforçam imunizados com 4 meses da Pfizer

Resolução da Saúde estadual reduz espera por terceira dose em um mês, mas está condicionada à existência de unidades com menos de 15 dias para vencer


18/12/2021 15:49 - atualizado 18/12/2021 16:27

vacina sendo manuseada por trabalhador da saúde imunizando pessoas contra a COVID-19
Vacinas que estiverem para vencer serão aproveitadas para adiantar reforço de Pfizer (foto: Leandro Couri/EM/ DA Press)
Mineiros que receberam a última dose da vacina Comirnaty da fabricante Pfizer BionTech contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2), já podem receber dose de reforço após quatro meses (120 dias) da última aplicação, caso haja doses com menos de 15 dias para vencer.

A alteração que reduz em um mês a espera por reforço imunológico foi determinada pela deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.680, do último dia 16 de dezembro. "Fica aprovada a redução no intervalo de administração da dose de reforço da vacina contra a COVID-19, da fabricante Pfizer, no Estado de Minas Gerais. Poderá ser administrada uma dose de reforço a partir de quatro meses após a última dose do esquema vacinal primário", informa o texto publicado no Diário oficial do Estado, o Minas Gerais.

A redução no intervalo está permitida quando houver doses da vacina Pfizer com prazo de vencimento, por descongelamento, inferior a 15 dias e impossibilidade de remanejamento das doses entre municípios vizinhos.

Também de acordo com a resolução, essa diminuição de intervalo está condicionada à disponibilidade de doses no município. A continuidade da aplicação da dose de reforço está condicionada ao envio de doses por parte do Ministério da Saúde.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúda (SES-MG), 91,49% da população mineira acima de 12 anos já recebeu a primeira dose e chega a 82,95% o volume de pessoas dessa faixa etária que já completou o ciclo completo de dose única ou dose dupla.

Em sua última entrevista coletiva, o secretário estadual de saúde, Fábio Baccheretti, afirmou que há uma expectativa de que ocorra até janeiro a aplicação de vacinas da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)