(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Estudo da Unifal aponta disparidade da vacinação no Sul de Minas

Enquanto Minduri já chegou a 90% da população totalmente imunizada, Conceição do Rio Verde tem apenas 39%


21/10/2021 16:58 - atualizado 21/10/2021 17:17

Mão feminina segurando uma seringa
A taxa de aplicação da 3ª dose em Alfenas é de 0% até a data da publicação do último estudo da Unifal, que foi divulgado na quarta-feira (20/10) (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Disparidade na cobertura vacinal é observada no Sul de Minas em novo estudo da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), publicado na quarta-feira (20/10).
Segundo aponta a pesquisa semanal da Unifal, que é baseada nos dados do Painel de Monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a Região Sul de Minas apresenta grande disparidade entre aplicação de vacina nos municípios.
 
Considerando a população total da região, por exemplo, em Minduri, o primeiro município em vacinação completa, apresenta 90% de cobertura; já em Conceição do Rio Verde, última colocada, apenas 39% da população está completamente imunizada.
 
Entre os 10 municípios mais populosos do Sul-mineiro, os dados mostram que a cidade com melhor cobertura vacinal até o momento é Poços de Caldas, com 57% – em Alfenas, a cobertura vacinal é de 39%, pior número entre as 10 maiores (veja tabela abaixo) .

Tabela de vacinação do Sul de Minas
Tabela com a situação vacinal das 10 maiores cidades do Sul de Minas (foto: Reprodução/Unifal)

 
Em relação à dose de reforço na população de 70 anos ou mais, Poços de Caldas registra 48% de cobertura e a cidade de Alfenas, 0%.
 
Para o professor e coordenador da pesquisa, Sinezio Inácio da Silva, as falhas na política de vacinação contra a COVID-19 no país foram fundamentais para que houvesse tal disparidade na região Sul do estado.
 
“A falta de atualização da cobertura vacinal realizada pelo município e o menor ritmo da vacinação nessas cidades, se essas diferenças ou parte delas são devidas à demora da prefeitura informar a SES-MG, isso por si só já é muito lamentável e criticável”, aponta o professor.
 
Outra causa para essa disparidade, de acordo com o pesquisador, seria a demora para a cobertura completa com a 2ª dose da vacina nos mais idosos.
 
“É necessário disponibilizar um número maior de horários para que a população seja vacinada, além do horário comercial, precisa ir atrás das pessoas que tem dificuldade em ir aos postos de saúde. Antecipar de três a dois meses a dose da Pfizer. A vacinação no Brasil já começou com atraso, agora precisamos acelerá-la o mais rápido possível”, conclui o pesquisador.
 
O ranking de vacinação completa entre os 10 maiores municípios ficou assim:
 
  1. Poços de Caldas – 57,14%
  2. Itajubá – 56,86%
  3. Pouso Alegre – 52,78%
  4. Lavras – 50,32%
  5. Passos – 46,19%
  6. São Sebastião do Paraíso – 45,96%
  7. Varginha – 44,58%
  8. Três Corações 44,07%
  9. Três Pontas – 43,59%
  10. Alfenas – 39,13%
 
Foram vacinados com a 2ª aplicação e a dose única, 48,99% da população do Sul de Minas – a 1ª dose chegou a 75% dos sul-mineiros.
 
Nós entramos em contato com a SES-MG para entender se houve falha na comunicação entre prefeituras e estado e o porquê desses dados estarem tão baixos. Até o fechamento desta reportagem não houve resposta. O espaço fica aberto caso haja retorno da Secretaria de Estado de Saúde. 
 
A Prefeitura de Alfenas foi questionada sobre os números divulgados nesta reportagem, mas até o momento não houve resposta sobre os dados da pesquisa da Unifal. Casa haja retorno, a matéria será atualizada. 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)