(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

BH vacina jovens de 17 anos nesta quarta (29/9); veja locais

Jovens relatam ansiedade para receber a dose. Adolescentes serão vacinados apenas com a vacina da Pfizer


28/09/2021 18:19 - atualizado 28/09/2021 20:47

Os postos fixos e extras funcionam das 8h às 17h e os pontos drive-thru das 8h às 16h30
Os postos fixos e extras funcionam das 8h às 17h e os pontos drive-thru das 8h às 16h30 (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press )
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai aplicar a primeira dose da vacina contra a COVID-19 em pessoas de 17 anos completos até 30 de setembro, exclusivamente residentes de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (29/9). Os jovens relatam ansiedade pela imunização e expectativa para voltar à rotina com mais segurança.

  • Ter 17 anos completos até 30 de setembro;
  • Ser cidadão residente de Belo Horizonte;
  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Não ter recebido vacina contra a COVID-19;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
  • Não ter tido COVID-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Segundo a PBH, serão cerca de 29 mil adolescentes de 17 anos imunizados nesta quarta. Eles receberão somente a vacina da Pfizer, que é o único imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil para adolescentes de 12 a 17 anos. 

A prefeitura recomenda que o adolescente apresente o CPF ou o Cartão Nacional de Saúde e reforça que a partir de 16 anos, os jovens não precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis no momento da imunização. 

Expectativa entre os jovens 

Segundo Carlos Eduardo Oliveira Pereira, de 17 anos, no ano passado ele teve menos de 10 aulas presenciais. "Estou no 2º ano do ensino médio. No primeiro, eu só fui à escola três vezes, porque assim que comecei a estudar, teve greve das escolas estaduais e uma semana depois anunciaram a pandemia", disse. 

"Achei que iam ser duas semanas, mas não. Foi uma situação bem conturbada, de repente não vi amigos, parentes, nada", conta o adolescente.

A vacinação renova as esperanças dele rever os amigos. "A expectativa é grande para receber a dose, depois de um ano e meio, finalmente chegou a minha vez. Em breve, com a vacinação geral, quem sabe teremos a volta da normalidade?", indaga.

Beatriz Magalhães, de 17 anos, também disse ter passado por momentos de ansiedade e agora está animada para receber sua dose contra a COVID-19. "O período de quarentena foi bem complicado para mim. A ansiedade vinha muito forte e ficar sem ver meus amigos, família e ainda, não ir à escola, foi muito difícil", disse.

"Tomar a vacina amanhã representa muita esperança de que a vida está voltando ao normal, aos poucos. Há cerca de dois meses, eu voltei à aula presencial e foi muito bom. As aulas online eram bem mais difíceis, não estava conseguindo prestar atenção e ficar focada nos estudos", continua

"O contato presencial com os amigos e professores me faz muito bem. Está diferente de antes, precisamos usar máscara, ficar distantes, mas ainda assim é muito bom. Me adaptei melhor do que esperava, a presença de todos ajudou bastante. Todo mundo passando pela mesma coisa torna a situação mais fácil", relata Beatriz.
 
Carlos Eduardo sentiu ainda mais diferença com a volta às aulas. "Recentemente, minha escola anunciou que estava voltando presencial, mas são bolhas de seis alunos por turno. Achei que todas estariam cheias, mas pelo o que vi, nenhuma preencheu todas as vagas. Teve um dia que só fui eu e uma amiga para a aula. Achei que todo mundo estaria ansioso para o retorno presencial, fiquei bem surpreso quando vi", diz.
 
Para ele, a vacinação vai possibilitar o retorno mais seguro das atividades escolares, além dos encontros com amigos. "Eu estava muito ansioso para a volta dos cinemas e parques, quero ir com meus amigos. Não estou nem acreditando que chegou minha vez de vacinar", afirma o adolescente. 
 
Beatriz também se sentirá mais protegida depois da primeira dose. "Mesmo com a vacina, precisamos tomar cuidado. Mas o medo de ficar doente, transmitir para os meus pais e família, com certeza diminui. Acho que as coisas ficarão mais tranquilas para começarmos a voltar com a rotina".
 
Entre as atividades mais aguardadas após completar o esquema vacinal, estão viajar para a casa dos avós e reunir os amigos. "Estou doida para visitar minha avó e reunir toda a família. Também quero viajar, reunir meus amigos aqui em casa e quando der, ir em eventos maiores. Estou com saudades", finaliza a jovem. 

Importância da vacinação dos adolescentes 

Em entrevista ao Estado de Minas , a infectologista Melissa Valentini afirmou que a única maneira de combater uma epidemia como a da COVID-19 é ampliando a vacinação e tendo a maior parte do público vacinado. Por isso, ela afirma que a vacinação de jovens dessa faixa etária é extremamente importante. 
 
Além disso, ela alerta para o aumento do número de casos da doença entre os adolescentes. "De acordo com o boletim semanal de testes feitos pelo Grupo Pardini, nas duas últimas semanas, apesar de os adolescentes serem os que menos tentam, eles estão com percentual de testes positivos maior do que das outras populações, mostrando que, neste momento, são as pessoas com maior risco". 

Vacina da Pfizer e contraindicações 

A infectologista ressalta que os jovens devem receber apenas o imunizante produzido pela Pfizer. 
 
"Qualquer outra vacina não deve ser aplicada nos adolescentes de 12 a 17 anos. A única vacina aprovada pela Anvisa é a Pfizer. Isso é uma coisa importante que os pais saibam".
 
Ela lembra que no estado de São Paulo, os jovens nessa faixa etária receberam imunizantes de outros laboratórios. Mas ela não recomenda essa medida tomada pelo governo paulista. "Não é o que o Programa Nacional de Imunização prevê, e os pais devem ficar atentos a isso". 
 
O pediatra e epidemiologista do Grupo Pardini, José Geraldo Leite Ribeiro, afirma que as contraindicações são raras. "São as mesmas no caso dos adultos. Em relação à vacina da Pfizer, que será usada, é apenas alergia grave à própria vacina. Não há outra pré-condição que contraindique absolutamente a vacinação", explica. 

Confira os locais de vacinação de adolescentes de 17 anos nesta quarta: 

De segunda à sexta-feira, os postos fixos e extras funcionam das 8h às 17h e os pontos drive-thru das 8h às 16h30.

Há opção de marcar horário para receber o imunizante em alguns alguns postos, porém, não é necessário agendar a vacinação em nenhum local. Este é um projeto experimental da Secretaria Municipal de Saúde de BH para levar mais comodidade aos usuários. 

Os interessados em agendar a vacinação, devem acessar o portal da prefeitura clicando  AQUI .
 
Segundo a PBH "Os horários serão somente no turno da tarde, de segunda a sexta-feira, e de acordo com a disponibilidade de vagas do sistema."

Veja os endreços:
  • DRIVE THRU
Shopping Del Rey: Avenida Presidente Carlos Luz, 3.001- Caiçaras
UFMG- Unidade Administrativa 2 - DAST, Portaria 2: Avenida Antônio Abrahão Caram, 763- São José
Corpo de Bombeiros: Rua Piauí, 1.815- Funcionários
Boulevard Shopping: Entrada pelo estacionamento da Rua Professor Otaviano Almeida- Santa Efigênia
Minas Shopping - Doca 3: Avenida Cristiano Machado, 4.000- União
BHTRANS - COP: Avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900- Buritis
Shopping Estação: Entrada pela avenida Vilarinho (acesso ao G1)- Vila Clóris
  • POSTOS EXTRAS
Faculdade UNA-BH (Centro-Sul) - Funcionamento das 8h às 20h: Rua Aimorés, 1.451- Lourdes
Faculdade Pitágoras (Centro-Sul) - Funcionamento das 8h às 20h: Rua dos Timbiras, 1.375- Funcionários
UFMG Campus Saúde - Escola de Enfermagem (Centro-Sul) - Funcionamento das 12h às 20h: Avenida Professor Alfredo Balena, 190- Santa Efigênia
Faculdade Estácio de Sá - Unidade Floresta (Leste): Avenida Francisco Sales, 23- Floresta
PUC Minas - Coração Eucarístico (Noroeste) - Funcionamento das 8h às 16h00: Avenida 31 de março, 577 - acesso 9 prédio 20- Coração Eucarístico
Centro Universitário UNI-BH (Oeste): Rua Líbero Leone, 259- Buritis
Faculdade Estácio de Sá  (Oeste): Rua Erê, 207- Prado
Faculdade Kennedy/Promove - Campus Prado (Oeste): Rua Sarzedo, 31- Prado
Faminas-BH (Venda Nova) - Funcionamento das 8h às 20h: Avenida Cristiano Machado, 12.001- Vila Clóris
  • REGIONAL BARREIRO
Centro de Saúde Barreiro de Cima: Praça Modestino de Sales Barbosa, 100- Flávio Marques Lisboa
Centro de Saúde Bairro das Indústrias/ Centro Cultural: Rua dos Industriários, 289- Indústrias I (Barreiro)
Centro de Saúde Bonsucesso: Rua Dr. Cristiano Resende, 1.875- Bonsucesso- HORA MARCADA OPCIONAL
Centro de Saúde Carlos Renato Dias: Rua José Gonçalves, 375 - Barreiro
Centro de Saúde Diamante/ Teixeira Dias: Rua Maria Marcolina de Souza, 40- Diamante
Centro de Saúde Eduardo Mauro de Araújo - Miramar: Rua Eridano, 540- Miramar
Centro de Saúde Independência: Rua Maria Antonieta Ferreira, 151- Independência
Centro de Saúde Mangueiras: Rua Chafariz, 4- Independência
Centro de Saúde Maria Madalena Teodoro - Lindeia/ Salão Paroquial da Comunidade Nossa Senhora da Abadia/ Paróquia Jesus Ressuscitado: Rua Flor de Seda, 1.200- Lindeia
Centro de Saúde Milionários/ Centro Esportivo Milionários: Rua David Fonseca, 1.396- Milionários
Centro de Saúde Pilar - Olhos D'Água: Rua São Pedro da Aldeia, 55- Pilar
Centro de Saúde Regina: Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 467- Regina
Centro de Saúde Santa Cecília: Rua Paulo Duarte, 280- Santa Cecília- HORA MARCADA OPCIONAL
Centro de Saúde Vale do Jatobá: Rua Domício Gabriel de Vasconcelos, 100- Vale do Jatobá
Centro de Saúde Vila Cemig: Rua Coletivo, 68- Vila Cemig
Centro de Saúde Vila Pinho: Rua Otaviano de Carvalho, 174- Vila Pinho
  • REGIONAL CENTRO-SUL
Centro de Saúde Cafezal: Rua Bela Vista, 30- Vila Cafezal- HORA MARCADA OPCIONAL
Centro de Saúde Carlos Chagas: Avenida Francisco Sales, 1.715- Santa Efigênia
Centro de Saúde Nossa Senhora de Fátima: Rua Corinto, 450- Serra
Centro de Saúde Padre Tarcísio: Rua Coronel Jorge Davis, 500- São Lucas- HORA MARCADA OPCIONAL
Centro de Saúde Santa Lúcia: Rua Murilo Moraes de Andrade, 125- Santa Lúcia
Centro de Saúde Santa Rita de Cássia: Rua Cristina, 961- São Pedro
Centro de Saúde São Miguel Arcanjo: Rua Nossa Senhora de Fátima, 2.240- Fazendinha
Centro de Saúde Tia Amância: Rua Iraí, 248- Coração de Jesus- HORA MARCADA OPCIONAL
  • REGIONAL LESTE
Centro de Saúde Alto Vera Cruz: Rua General Osório , 959- Alto Vera Cruz
Centro de Saúde Horto: Rua Anhanguera, 224- Santa Tereza
Centro de Saúde Mariano de Abreu/ CRAS Mariano de Abreu: Rua 5 de Janeiro, s/n- Mariano de Abreu
Centro de Saúde Marco Antônio Menezes: Avenida Petrolina, 869/871- Horto
Centro de Saúde Novo Horizonte: Rua Pedro Alexandrino de Mendonça, 12- Novo Horizonte- HORA MARCADA OPCIONAL
Centro de Saúde Paraíso: Avenida Mem de Sá, 1.001- Paraíso
Centro de Saúde Santa Inês: Rua Itumirim, 50- Santa Inês
Centro de Saúde São Geraldo: Avenida Itaituba, 318- São Geraldo
Centro de Saúde São José Operário: Rua Simão Pereira, 73- Nova Vista- HORA MARCADA OPCIONAL
Centro de Saúde Taquaril: Rua Desembargador Bráulio, 2.200- Taquaril
Centro de Saúde Vera Cruz: Praça Padre Léo Verheyen, 36 (Antiga Praça Pedro Lessa)- Vera Cruz
  • REGIONAL NORDESTE
Centro de Saúde Alcides Lins: Rua Panema, 275- Concórdia- HORA MARCADA OPCIONAL
Centro de Saúde Cachoeirinha: Rua Borborema, 1.325- Cachoeirinha
Centro de Saúde Capitão Eduardo: Rua Ângela Benareges, 10- Capitão Eduardo
Centro de Saúde Cidade Ozanan: Rua Doutor Furtado de Menezes, 610- Ipiranga- HORA MARCADA OPCIONAL
Centro de Saúde Conjunto Paulo VI: Rua Almas, 122- Conjunto Paulo VI
Centro de Saúde Dom Joaquim: Avenida Joaquim José Diniz, 200- Fernão Dias
Centro de Saúde Efigênia Murta de Figueiredo: Rua Serra do Cipó, 170- Conjunto Ribeiro de Abreu
Centro de Saúde Gentil Gomes: Rua Manoel Passos, 580- Santa Cruz
Centro de Saúde Goiânia: Rua Pomba, 677- Goiânia
Centro de Saúde Marcelo Pontel Gomes: Rua Branca, 15- Vitoria
Centro de Saúde Maria Goretti: Rua Barreiro Grande, 57 - Maria Goretti
Centro de Saúde Marivanda Baleeiro: Rua Três mil e Setenta e Quatro, 555- Paulo Vl
Centro de Saúde Olavo Albino Correia: Rua Papa Honório Terceiro, 8- Ouro Minas
Centro de Saúde Padre Fernando de Mello: Rua Conceição Vidigal Paulucci, 150 - Palmares
Centro de Saúde Ribeiro de Abreu: Rua Dianópolis, 180- Ribeiro de Abreu
Centro de Saúde São Gabriel/ Salão da Igreja Católica Comunidade São Gabriel: Rua Codajás, 45. Referência: praça do EPA- Bairro São Gabriel
Anexo do Centro de Saúde Vila Maria / João Vital: Avenida do Sociais, 305- Jardim Vitória
  • REGIONAL NOROESTE
Centro de Saúde Bom Jesus : Rua Bernardo Cisneiros, 659- Bom Jesus
Centro de Saúde Coqueiros: Rua Eneida, 1583- Coqueiros- HORA MARCADA OPCIONAL
Centro de Saúde Carlos Prates: Rua Frederico Bracher Júnior, 103- Carlos Prates
Centro de Saúde Califórnia: Avenida das Castanholas, 277- Califórnia
Centro de Saúde Ermelinda: Rua Paes de Abreu, 114- Ermelinda- HORA MARCADA OPCIONAL
Centro de Saúde Glória: Rua Eneida, 955- Glória
Centro de Saúde Jardim Filadélfia: Rua Régida, 309- Jardim Filadélfia
Centro de Saúde Jardim Montanhês: Rua Leopoldo Pereira, 407- Jardim Montanhês
Centro de Saúde João Pinheiro: Rua Frei Luiz de Souza, 292- João Pinheiro
Anexo do Centro de Saúde Padre Eustáquio: Rua Aquidabam, 1.026- Padre Eustáquio
Centro de Saúde Pindorama - Elza Martins: Rua Rutilo, 96- Pindorama
Centro de Saúde São Cristóvão: Rua Itapecerica, 555- Lagoinha
  • REGIONAL NORTE
Centro de Saúde Campo Alegre/ UNA Linha Verde: Rua Coronel Romão da Mota, s/n- Campo Alegre
Centro de Saúde Etelvina Carneiro: Rua Mar de Rosas, 140- Etelvina Carneiro
Centro de Saúde Floramar: Avenida Saramenha, 3- Guarani
Centro de Saúde Guarani: Rua Pacaembu, 160- Guarani- HORA MARCADA OPCIONAL
Centro de Saúde Heliópolis: Rua dos Beneditinos, 120- Heliópolis
Centro de Saúde Jaqueline: Rua Agenor de Paula Estrela, 1.110- Jaqueline
Centro de Saúde Jaqueline II: Rua João Pereira Lima, 50 - Jaqueline
Centro de Saúde Jardim Felicidade: Rua Vinte e Oito, 32 - Jardim Felicidade
Centro de Saúde Felicidade II: Rua Pau Brasil, 160 - Solimões
Centro de Saúde Lajedo: Rua Júlio Ribeiro, 681- Lajedo- HORA MARCADA OPCIONAL
Centro de Saúde MG20: Rua Areia Branca, 171 - Monte Azul
Centro de Saúde Novo Aarão Reis : Avenida Detetive Eduardo Fernandes, 200- Novo Aarão Reis
Centro de Saúde São Bernardo / Igreja Internacional Fogo e Glória: Rua Maria Amélia Maia, 276- São Bernardo
Centro de Saúde São Tomás: Rua Santa Rosa, 54- São Tomás
Centro de Saúde Tupi/ Paróquia de São Judas Tadeu: Rua Capistrano de Abreu, 20- Tupi
Centro de Saúde Zilah Spósito: Rua Coquilho, 75- Zilah Spósito
  • REGIONAL OESTE
Centro de Saúde Amílcar Viana Martins: Rua Nelson de Sena, 90- Cinquentenário
Centro de Saúde Cabana: Rua Centro Social, 536- Cabana
Centro de Saúde Camargos: Rua Luiza Efigênia Silva, 413 (antigo 159)- Camargos
Centro de Saúde Cícero Ildefonso: Rua Caviana, 77- Jardinópolis
Centro de Saúde Conjunto Betânia: Rua Onã, 105- Conjunto Betânia- HORA MARCADA OPCIONAL
Centro de Saúde Havaí: Rua Manila, 432- Havaí
Centro de Saúde João XXIII: Rua Toledo, 481- Vila Oeste
Centro de Saúde Noraldino de Lima: Avenida Amazonas, 4.373- Nova Suíça
Centro de Saúde Palmeiras: Av. Dom João VI  1.821- Palmeiras
Centro de Saúde Santa Maria: Rua das Pérolas, 123- Santa Maria- HORA MARCADA OPCIONAL
Centro de Saúde São Jorge: Rua Garret, 45- Grajaú
Centro de Saúde Ventosa: Rua Conselheiro Joaquim Caetano, 1.782- Jardim América
Centro de Saúde Vista Alegre: Rua Sêneca, 9- Nova Cintra
Centro de Saúde Waldomiro Lobo : Av. Amazonas, 8.889- Madre Gertrudes
  • REGIONAL PAMPULHA
Centro de Saúde Confisco: Rua Policarpo de Magalhães Viotti, 261, esquina com a Avenida Clóvis Salgado, 710- Bandeirantes
Centro de Saúde Itamarati: Rua Anita Blumberg, 63- Paquetá
Centro de Saúde Jardim Alvorada: Centro de Saúde Jardim Alvorada- Jardim Alvorada
Centro de Saúde Ouro Preto: Rua Jonas Jean, 77- Ouro Preto
Centro de Saúde Padre Tiago: Avenida João XXIII, 1.233- Alípio de Melo- HORA MARCADA OPCIONAL
Centro de Saúde Santa Amélia: Rua Engenheiro Pedro Bax, 220- Santa Amélia
Centro de Saúde Santa Rosa: Avenida Bueno Siqueira, 100- Universitário- HORA MARCADA OPCIONAL
Centro de Saúde São José: Rua Violeta de Melo, 655- São José
Centro de Saúde Serrano: Rua Tocantins, 471- Serrano
Anexo do Centro de Saúde Trevo: Avenida Dandara, 7- Trevo
  • REGIONAL VENDA NOVA
Centro de Saúde Alameda dos Ipês: Rua  Ministro Oliveira Salazar, 1.186- Santa Mônica
Centro de Saúde Andradas: Rua Mariana Amélia de Azevedo, 21- São João Batista
Centro de Saúde Jardim Comerciários: Rua Maria da Paz Maia, 96- Jardim dos Comerciários
Centro de Saúde Jardim Europa: Rua Edimburgo, 140- Jardim Europa
Centro de Saúde Lagoa: Rua José Sabino Maciel, 176- Lagoa
Centro de Saúde Mantiqueira: Rua César Salles Barbosa, 600- Mantiqueira
Centro de Saúde Minas Caixa: Rua Capitão Sérgio Pires, 226- Minas Caixa
Centro de Saúde Nova York: Rua Wilton Marques Pereira, 10- Nova York
Centro de Saúde Paraúna: Rua João Ferreira da Silva, 248- Mantiqueira
Centro de Saúde Piratininga: Rua Cravo da Índia, 11- Piratininga- HORA MARCADA OPCIONAL
Centro de Saúde Rio Branco: Rua Joviano Coelho Junior, 45- Rio Branco
Centro de Saúde Santa Mônica: Rua dos Zapotecas, 98- Santa Mônica
Centro de Saúde Serra Verde: Rua Guido Leão, Praça Fabrício Soares da Silva, 10- Serra Verde- HORA MARCADA OPCIONAL

*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)