(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AVANÇO DA VACINAÇÃO

Minas tem mais de 86% da população vacinada com pelo menos a primeira dose

Além do avanço da imunização contra a COVD, todas as 14 regiões do estado seguem na onda verde do plano Minas Consciente


16/09/2021 14:39 - atualizado 16/09/2021 15:25

Além das pessoas vacinadas com a primeira dose, mais de 42% dos adultos já tomaram a segunda dose ou dose única em Minas
Além das pessoas vacinadas com a primeira dose, mais de 42% dos adultos já tomaram a segunda dose ou dose única em Minas (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Minas Gerais atingiu a marca de 86,44% da população adulta vacinada com pelo menos a primeira dose da vacina contra a COVID. Além disso, pela segunda semana seguida, todas as 14 macrorregiões do estado continuam na onda verde do plano Minas Consciente. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (16/9) pelo Comitê Extraordinário COVID-19, que faz o acompanhamento da pandemia.

 

 


De acordo com o governo do estado, os cenários epidemiológico e assistencial permanecem favoráveis em todas as regiões. O comitê informa ainda que houve queda de 36% nas solicitações de internações em quatro semanas e a vacinação avançou.

Além do percentual de pessoas vacinadas com a primeira dose, mais de 42% dos adultos já tomaram a segunda dose ou dose única. A taxa de incidência da doença caiu 5% nos últimos 14 dias.

“Todo o estado segue na fase mais flexível. O cenário está mais positivo, puxado pelo avanço da vacinação. Estamos próximos de imunizar 100% dos adultos. Ainda nesta semana também temos a proposta de iniciar a distribuição da Pfizer para reforço nos idosos e vacinação dos adolescentes com comorbidade”, destacou o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.

Remanejamento de doses

O secretário enfatizou que os municípios que concluíram a vacinação da população com idade igual ou superior a 18 anos poderão começar a imunizar os adolescentes de 12 a 17 anos e aplicar a dose de reforço em idosos. Baccheretti ressaltou que a medida vale apenas para locais com disponibilidade de reserva técnica da vacina da Pfizer.

No caso das cidades que têm sobras da CoronaVac e também terminaram a campanha junto ao público-alvo,  a orientação da secretaria é disponibilizá-las para que a Unidade Regional de Saúde redistribua para outros municípios  que ainda não concluíram a vacinação da população com idade igual ou superior a 18 anos.

Novas doses

Nesta quinta-feira (16/9), Minas Gerais deve receber do Ministério da Saúde um lote com mais de 600 mil doses de vacinas contra a COVID-19. São 361.640 doses da Pfizer e 260.250 da AstraZeneca. 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informa que fará a logística de distribuição, com repasse imediato para as Unidades Regionais de Saúde que devem entregar aos municípios logo após as doses chegarem à Central da Rede de Frio de Minas Gerais, localizada no Bairro Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte. 
 
*Estagiária sob supervisão do editor Álvaro Duarte  

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)