(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Passaporte da Vacina será facultativo em Betim, na Grande BH

Com a medida, os estabelecimentos poderão ter a flexibilização de algumas normas de biossegurança


10/09/2021 21:37 - atualizado 10/09/2021 21:38

A exigência do cartão de vacinação aos clientes nos estabelecimentos de permanência coletiva será facultativa com o novo decreto
A exigência do cartão de vacinação aos clientes nos estabelecimentos de permanência coletiva será facultativa com o novo decreto (foto: Émile Patrício/Divulgação)
A prefeitura de Betim, na Grande BH, anunciou, na noite desta sexta-feira (10/10), a revogação do decreto que instituiria o Passaporte da Vacina no município a partir do próximo dia 20. Agora, a medida - antes obrigatória - passa a ser facultativa aos estabelecimentos. 

 

A mudança foi comunicada pelas redes sociais e atende solicitação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). 


Com o novo decreto, publicado em edição especial do Órgão Oficial do Município, os estabelecimentos que optarem por aderir ao passaporte devem fazer um cadastro na Procuradoria-Geral do Município (Progem), pelo e-mail cadastropassaportevacina@gmail.com. 

Após esse cadastro, bares, restaurantes, cinemas e outros locais listados no documento, vão firmar um Termo de Ajustamento e poderão ter a flexibilização de algumas normas de biossegurança, como a permissão para o ingresso e a permanência de um número maior de pessoas em seus respectivos espaços, conforme alvará de funcionamento de cada um. 

"É uma questão polêmica. Alguns proprietários acham que não deve haver essa restrição. Outros entendem que a medida gera mais segurança aos clientes, que se sentem mais confortáveis em compartilhar o ambiente apenas com outros cidadãos vacinados. Então, essa nova medida contempla os dois posicionamentos", declarou o prefeito Vittorio Medioli.

O novo decreto passa a valer em 20 de setembro.
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira 
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)