(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REABERTURA DAS ESCOLAS

Governo de Minas divulga novo protocolo para volta às aulas presenciais

Novas regras levam em conta a evolução nos indicadores e na vacinação


10/09/2021 20:26 - atualizado 10/09/2021 20:26

Escolas da rede pública terão novo protocolo
Escolas da rede pública terão novo protocolo (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Com base no cenário epidemiológico atual em todo o estado, o Governo de Minas divulgou nesta sexta-feira (10/9) um novo protocolo a ser seguido pelas escolas da rede pública para estabelecer regras de retorno seguro às atividades presenciais. As novas diretrizes mostram menos rigidez nas propostas para educadores, alunos e demais funcionários das instituições.
 
A principal mudança ocorreu em relação ao distanciamento praticado nas unidades escolares, que passou para 90 centímetros. Estudos demonstram que este distanciamento é viável para a proteção coletiva em ambientes escolares, desde que outras estratégias de prevenção também sejam adotadas. 

No entanto, nos refeitórios, devido a não utilização de máscaras quando os alunos estão se alimentando, a distância recomendada continua sendo 1,5 metro.

Outras medidas cumulativas, obrigatórias e adicionais de prevenção também devem ser adotadas para manter nas escolas um ambiente seguro. Algumas delas são priorização da ventilação; lavagem das mãos e etiqueta respiratória; ficar em casa quando doente; realização do teste; identificação de vínculo epidemiológico, em combinação com quarentena isolamento, limpeza e desinfecção.

“A experiência até o momento tem demonstrado que o retorno escolar não gera impacto nos indicadores epidemiológicos do estado. Tanto a taxa de incidência da COVID-19, os índices de hospitalização e número de óbitos no estado estão constantes, mesmo após o retorno escolar ocorrido em julho de 2021”, avalia a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-MG), Eva Lídia Arcoverde.

O protocolo leva em conta a queda de 37% de incidência da doença na última semana e de 44% nos dias anteriores. O estado também leva em consideração que 84,96% da população acima de 18 foi vacinada com a primeira dose e de 39,92% com a segunda dose. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), 25 pessoas aguardam por vaga de internação na UTI.

Outro fator que reduz as restrições é a deliberação do governo para que os adolescentes de 12 a 17 anos sejam imunizados com as vacinas de Pfizer/Comirnaty.

“As taxas de transmissão estão baixas em ambientes escolares, demonstrando que, quando realizamos a adesão de múltiplas estratégias de prevenção e a adesão das escolas as medidas de prevenção são possíveis um retorno seguro das atividades de educação”, completa Eva Lídia.
 
Retorno gradual  

A volta às aulas na rede estadual vem ocorrendo gradativamente, começando das séries inferiores. A presença é facultativa. A reabertura das escolas está condicionada à fase amarela ou verde do Plano Minas Consciente. O ensino infantil foi o primeiro a voltar, no começo de maio. Já algumas salas ensino fundamental conseguiram retornar às aulas em julho. 
 
Desde o início de agosto, alunos do 8º ano do ensino fundamental, 2º ano do ensino médio, além das turmas do último período/semestre dos cursos profissionalizantes e do último período da Educação de Jovens e Adultos (EJA)  tiveram a liberação para o retorno às atividades presenciais.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)