(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Uberaba aguarda orientação do estado para iniciar vacinação de adolescentes

COES e COSEMG estão em discussão para a confecção de uma minuta de deliberação para orientar sobre o início da imunização deste público


02/09/2021 18:21 - atualizado 02/09/2021 18:44

Uberaba já aplicou um total de 323.222 doses da vacina contra a COVID, segundo dados do seu último vacinômetro
Uberaba já aplicou um total de 323.222 doses da vacina contra a COVID, segundo dados do seu último vacinômetro (foto: André Santos/Prefeitura de Uberaba)
Uberaba praticamente finalizou a vacinação da primeira dose contra COVID-19 em pessoas acima de 18 anos. Agora, o próximo passo, além das aplicações da terceira dose em idosos, acima de 70 anos, é iniciar a imunização dos jovens entre 12 e 17 anos.
 
A liberação da aplicação da terceira dose já começou na cidade nessa quarta-feira (1/9), inicialmente em idosos asilados.
Por outro lado, a Secretaria de Saúde de Uberaba questiona o estado devido ao atraso de uma nota técnica com relação aos critérios da vacinação de adolescentes, entre 12 e 17 anos, bem como a falta ainda de uma data para esta liberação.
 
A expectativa da Saúde de Uberaba é que o estado envie a nota técnica orientando todo o procedimento até o feriado de 7 de setembro.
 
A coordenadora da vacinação em Uberaba, Ana Vera Abdanur, disse à Rádio JM que a única sinalização do estado é que, possivelmente, à priorização do início desta etapa da vacinação será em adolescentes com comorbidades.
 

Minuta de deliberação está sendo discutida neste momento

Após a reclamação de Uberaba que o estado está em atraso sobre a decisão de como serão os critérios da vacinação dos jovens entre 12 e 18 anos, a reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
 
Sem passar uma data de início desta nova etapa de imunização, a Pasta informou que, neste momento, uma minuta da deliberação está em discussão no Centro de Operações de Emergência e Saúde (COES-Minas) COVID-19 e com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde Minas Gerais (COSEMS) para, oficialmente, orientar os municípios sobre o início da imunização dos adolescentes entre 12 e 17 anos e início da aplicação da dose de reforço.
 
“Importante frisar que só poderão avançar para esta etapa da vacinação, aquelas cidades que já imunizaram todos os adultos acima de 18 anos. Nestes locais, caso haja reserva técnica do imunizante da Pfizer, a orientação será analisar os dados epidemiológicos e assistências para iniciar a vacinação de adolescentes, de forma escalonada por faixa etária descendente, ou iniciar a aplicação da dose de reforço para o público alvo dessa estratégia”, informou a SES-MG.

Segundo a secretaria estadual, são constantes as análise dos documentos técnicos sobre a vacinação contra a COVID-19, emitidos pelo Ministério da Saúde e, afirma que já elaborou uma proposta abordando a vacinação dos adolescentes entre 12 e 17 anos e também sobre a dose de reforço (D3) nos casos elegíveis.

“Após findada as doses da reserva técnica dos municípios, a continuidade de atendimento destes públicos está condicionada ao envio de doses pelo Ministério da Saúde, bem como disponibilidade de vacinas no mercado mundial e as evidências científicas relacionadas à estratégia. É importante ressaltar que a SES-MG tem adotado estratégias para acelerar a imunização e que todas as ações desenvolvidas seguem as diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 (PNO), do Ministério da Saúde”, finalizou a nota.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)