(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Vacinação faz Minas atingir menor média de mortes desde janeiro

Levantamento da Unifal mostra que a média móvel diária de óbitos por COVID-19 só esteve tão baixa neste ano em 7 de janeiro


02/09/2021 17:48 - atualizado 02/09/2021 18:22

Tendência de queda nos números da COVID-19 ocorre por causa da vacinação, crava professor
Tendência de queda nos números da COVID-19 ocorre por causa da vacinação, crava professor (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press )
Minas Gerais atingiu a menor  média móvel de mortes causadas por COVID-19  desde o dia 7 de janeiro deste ano. É o que aponta a pesquisa semanal da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), divulgada nessa segunda-feira (30/8). O motivo, crava o autor do levantamento, é a vacinação.
 
“A queda significativa de mortes, seja em números absolutos ou em taxa de mortalidade (o número de mortes dividido pela população vezes 100.000), se deve sem dúvida à vacinação. Até porque, desde seu começo temos relaxado na prevenção”, explica Sinezio Inácio da Silva, professor e pesquisador responsável pelo estudo da Unifal. 
 
Os dados divulgados pelo estudo se baseiam no Painel de Monitoramento, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e mostram que a média móvel diária registrada na última semana de agosto foi de 66 óbitos.
 
O número só não é mais baixo do que o registrado ao fim da primeira semana deste ano, no dia 7 de janeiro, quando a média móvel diária de mortes por COVID-19 foi de 64.   
 
Veja os números relativos à última semana de agosto, publicados na segunda-feira (30/8): 
 
Tabela mostra médias móveis diárias registradas na semana entre 24 e 30 de agosto
Tabela mostra médias móveis diárias registradas na semana entre 24 e 30 de agosto (foto: Reprodução/Unifal)
 
 
O levantamento da Unifal aponta que, mesmo com as taxas menores nesses indicadores, ainda há muita oscilação nos números da COVID-19 no estado.
 
Isso indica, segundo o professor, que a pandemia não está controlada, independentemente do efeito da variante Delta, que, segundo os dados do estudo da Unifal, ainda é pequeno. 
 

Sul de Minas 

 
A média móvel diária de novos casos de COVID-19 no Sul de Minas ficou em 373, a menor já registrada desde o dia 16 de dezembro de 2020. A região do estado mineiro compreende 154 municípios.
 
Outro destaque foi a diminuição no índice de óbito por internação, também no Sul mineiro, o que refletiu em todas as regionais da área, exceto a de Pouso Alegre.
 
Os dez municípios com maior número de habitantes no Sul mineiro registraram tendência de queda na incidência de novos casos nesta última semana.
 
O número de novas internações também registrou queda. A exceção ficou por conta de Lavras, Itajubá, Três Corações e Três Pontas, que tiveram aumento no início da semana. O destaque negativo foi Itajubá, que, pela terceira semana consecutiva, teve aumento nesses indicadores.
 
Em relação ao número de óbitos, a região Sul também registrou tendência de queda, com exceção de Pouso Alegre, Passos e Itajubá, onde o índice teve aumento.
 

Números totais da pandemia

 
Em Minas Gerais, foram registrados 2.073.221 casos da doença e 53.167 óbitos. De acordo com a SES-MG, 1.981.125 pessoas se recuperaram e 38.929 estão em acompanhamento.
 
Na região Sul do Estado, são 298.099 casos e 7.191 mortes confirmadas pela SES-MG – ao todo, são 287.090 pessoas recuperadas da COVID-19 e 3.818, acompanhadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)