(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DELTA AVANÇA

Mais duas cidades do interior de Minas registram casos da variante Delta

Além de se alastrar em Minas, 'a cepa tem todas as condições de transmissibilidade para ser dominante no Brasil', afirma pesquisadora da Fiocruz


28/08/2021 21:14 - atualizado 28/08/2021 21:21

Contaminações foram confirmadas nessa sexta-feira (27/8) pelas prefeituras dos municípios do interior mineiro(foto: Itamar Crispim/Fiocruz)
Contaminações foram confirmadas nessa sexta-feira (27/8) pelas prefeituras dos municípios do interior mineiro (foto: Itamar Crispim/Fiocruz)

A cidade histórica de São João del-Rei registrou os dois primeiros casos da variante Delta da COVID-19. A primeira confirmação da cepa também aconteceu em Viçosa. As contaminações foram confirmadas nessa sexta-feira (27/8) pelas prefeituras dos municípios do interior mineiro. As idades dos infectados, no entanto, não foram informadas.
 
 
Conforme o comunicado emitido pela administração municipal de São João del-Rei, os pacientes manifestaram os sintomas no início deste mês, cumpriram as medidas de isolamento social e retornaram às atividades ocupacionais.
 
Já a Prefeitura de Viçosa disse que o estado de saúde da pessoa infectada é estável e que ela não apresenta sintomas. Ainda conforme a prefeitura, as pessoas com as quais o paciente teve contato estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica. Novas análises foram realizadas, e a prefeitura aguarda a divulgação dos resultados.
 

“Situação é muito grave”, aponta pesquisadora da Fiocruz

 
Diante do crescimento da incidência da variante Delta da COVID-19 no país e após a cepa se alastrar em Minas Gerais, diversas autoridades sanitárias têm feito alertas à população.
 
Conforme noticiado pelo Estado de Minas nessa sexta-feira (27/8), a médica pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Margareth Dalcomo, disse que “a situação é muito grave”. “A cepa tem todas as condições de transmissibilidade para ficar dominante no Brasil”, afirmou.
 
Segundo ela, mesmo as pessoas vacinadas com as duas doses estão suscetíveis à variante Delta. Nesse sentido, ela destacou a importância de que todos tomem a terceira dose – que, inclusive, começará a ser aplicada em setembro, conforme anunciado pelo Governo Federal.
 
 

A variante Delta em Minas e no Brasil

 
O painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que há 102 amostras genotipadas que identificaram a cepa indiana em todo o estado. No entanto, os novos registros informados nesta matéria – que foram confirmados pelas respectivas prefeituras – ainda não foram computados pelo estado.
 
Quanto ao perfil destes casos notificados à SES-MG até o momento, a idade variou entre 8 e 93 anos, com média de 48 anos. Há 51 casos do sexo feminino (56%) e outros 40 do sexo masculino (44%). Destes, dois casos evoluíram a óbito, sendo um de Rio Novo e outro de Uberaba.
 
Conforme a última atualização semanal na terça-feira (24/8) divulgada pelo Ministério da Saúde, o Brasil contabiliza 1.405 casos confirmados da variante Delta do novo coronavírus. O número é 33% maior do que o total de diagnósticos positivos notificados há uma semana (1.051).
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)