(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CÂMARA X PBH

Vereadora pede abertura de processo contra secretária de Educação de BH

Marcela Trópia (Novo) aponta 'descaso' na administração de Ângela Dalben durante a pandemia da COVID-19


19/08/2021 21:08 - atualizado 20/08/2021 18:39

Ângela Dalben (à esquerda) pode se tornar alvo de processo administrativo após representação da vereadora Marcela Trópia (à direita)(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press - 18/06/2021 e Edésio Ferreira/EM/D.A Press - 03/08/2021)
Ângela Dalben (à esquerda) pode se tornar alvo de processo administrativo após representação da vereadora Marcela Trópia (à direita) (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press - 18/06/2021 e Edésio Ferreira/EM/D.A Press - 03/08/2021)
A vereadora Marcela Trópia (Novo) encaminhou à presidente da Câmara de BH, Nely Aquino (Podemos), uma representação contra a secretária municipal de Educação Ângela Dalben. Ela aponta “descaso, falhas e omissões” da chefe da pasta durante a pandemia da COVID-19.

Para Marcela, Ângela Dalben cometeu uma infração político-administrativa. Segundo ela, “as escolas públicas não reorganizaram seus calendários, não adotaram nenhum sistema de aulas remotas on-line e a secretária de Educação sequer desenvolveu um plano minimamente eficaz para a prestação do serviço”.

Procurada, a PBH informou que a Câmara não notificou a secretária do processo administrativo. A informação foi veiculada inicialmente pela rádio "98 FM" e confirmada pela reportagem.

Ainda na representação, a vereadora Marcela Trópia cita trechos da Ação Civil Pública (ACP) movida pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) contra a prefeitura.

Ela ressalta três pontos da ACP da DPMG sobre falhas da PBH durante a pandemia:
  • Ausência de cronograma de aulas
  • Falta de plano de contingência para orientar as situações em que será necessário regredir e novamente proibir as aulas presenciais
  • Inexistência de estratégia para a continuidade das aulas remotas
A vereadora cita, ainda, uma nota do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) sobre a questão. No documento, o MPMG cobra a elaboração de “protocolos técnicos e sanitários completos” para impedir a proliferação do coronavírus nas escolas da cidade.

Kalil anuncia ampliação

Em entrevista à “TV Globo” nesta quinta (19/8), o prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou que vai dobrar o número de alunos nas escolas públicas municipais a partir desta segunda (23/8).

"O que eu tenho para dizer é que os novos estudos disseram que a escola não é problema. Então, a partir de segunda-feira, vamos publicar o protocolo de reabertura. Nós vamos dobrar o número de alunos", afirmou.

Mas, a vereadora Marcela Trópia, autora da representação contra a secretária Ângela Dalben, não se convenceu.

“Primeiro, precisamos entender o que ele (Kalil) quis dizer. Parece-me que foi muito mais uma reação às aglomerações do Mineirão que uma medida de fato. O prefeito não explicou se ele vai reduzir o distanciamento (entre os alunos) de dois metros para um. O que eu sei da volta às aulas em BH é o mesmo que a população: nada”, disse ao Estado de Minas.

 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)