(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REPROVADO

Com taxa de ocupação de UTIs em 69%, Uberaba não libera cirurgias eletivas

Este é o maior índice de ocupação de leitos para pacientes com COVID na cidade neste mês; taxa precisa ser menor que 60% para liberação das cirurgias eletivas


30/07/2021 14:49 - atualizado 30/07/2021 14:58

Segundo o último boletim epidemiológico de Uberaba, de 60 leitos de UTI/COVID disponíveis no Hospital Regional José Alencar (público), 52 estão ocupados(foto: André Santos/PMU)
Segundo o último boletim epidemiológico de Uberaba, de 60 leitos de UTI/COVID disponíveis no Hospital Regional José Alencar (público), 52 estão ocupados (foto: André Santos/PMU)
Nos últimos sete dias, Uberaba, no Triângulo Mineiro, realizou uma terceira medição semanal da taxa de ocupação de leitos de UTI/COVID e pela terceira vez não liberou as cirurgias eletivas na cidade para a próxima semana.
 
A taxa entre a última sexta-feira (17/7) e essa quinta-feira (29), segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, ficou em 69%. Esta foi a maior taxa de UTI/COVID desde o início desta medição, conforme critérios estabelecidos pela secretaria há três semanas.
 
Este índice precisaria ter ficado abaixo de 60%, considerando a capacidade total de leitos UTI/COVID que o município possui (103).  Desta forma, os hospitais públicos e particulares da cidade não estão autorizados a marcar estas cirurgias a partir da próxima segunda-feira (2/8).
A Secretaria de Saúde de Uberaba informou que continuará analisando constantemente a possibilidade de autorizar a ampliação de leitos para cirurgias eletivas.
 
“Serão levados em conta os índices analisados rotineiramente pela Saúde e, havendo possibilidade, a Pasta volta a tratar com os hospitais a possível ampliação do número de cirurgias. A necessidade de retração também será observada”, declarou por meio de nota.
 
Ocupação de UTI/COVID de Uberaba aumentou cerca de 10% em julho
 
A taxa de ocupação dos leitos de UTI/COVID entre os dias 16 e 22 de julho ficou em 61%. Já esta porcentagem ficou em 63% entre 9/7 e 15/7, quando, durante à coletiva à imprensa, a Prefeitura de Uberaba informou sobre os critérios para retomada das cirurgias eletivas em Uberaba.
 
O estado anunciou na quinta-feira (22/7) a retomada das cirurgias eletivas em hospitais particulares de Minas Gerais. Mas a medida não atinge Uberaba, porque a prefeitura estabeleceu critérios próprios para deliberar sobre a autorização destas cirurgias.
 
Nas últimas 24 horas, em Uberaba, segundo o boletim epidemiológico, foram registrados 166 novos casos e sete mortes causada pela COVID-19.

Desde o início da pandemia, já foram contabilizados na cidade 36.536 casos positivos, sendo que 1.207 pessoas morreram.
 
Conforme o Vacinômetro de Uberaba, atualizado pela prefeitura nessa quinta-feira (22/7), a cidade já aplicou 252.405 doses da vacina contra a COVID, sendo 1ª dose, 183.139; 2ª dose, 53.155 2ª dose; e dose única, 7.897.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)