(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Betim vacina pessoas de 39 anos nesta sexta-feira (30/7)

Paralelamente, continua a aplicação da 2ª dose e a imunização dos trabalhadores industriais de Betim contra a COVID-19


29/07/2021 19:44 - atualizado 29/07/2021 19:55

Prefeitura convoca pessoas de 39 anos para a vacinação contra a COVID-19 em Betim(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Prefeitura convoca pessoas de 39 anos para a vacinação contra a COVID-19 em Betim (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
A consultora ambiental Frantsesca de Paula Ferreira, de 39 anos, conhecida como “Fran”, disse que vai pular da cama mais cedo nesta sexta-feira (30/7) para ir o quanto antes à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Angola, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A ansiedade é para não perder tempo e se vacinar logo contra a COVID-19. Chegou a vez dela e dos demais moradores betinenses dessa faixa etária. 

LEIA TAMBÉM: Posso beber depois de vacinar? Especialista esclarece sua dúvida

A expectativa é que mais de cinco mil moradores sejam imunizados. A vacinação ocorrerá nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 10h às 17h. 

Fran contou que estava monitorando todos os dias a chamada da prefeitura e a alegria de se vacinar se mistura a um outro sentimento, de pesar, pois o primo, de 33 anos, não teve a mesma oportunidade e está desde o início desta semana intubado devido à complicações do novo coronavírus.

Ela reforça a importância da imunização nesta pandemia. “Se a vacina tivesse chegado mais rápido, se ele tivesse sido vacinado, ele não estaria nessa situação. Ele não tem nenhuma comorbidade, ele não fuma, mas, infelizmente, precisou ser intubado. É importante todos se vacinarem”.

A prefeitura aguarda a chegada de novos lotes de imunizantes para avançar a vacinação para outras faixas etárias.

O público de 39 anos pode se dirigir à UBS de sua referência e apresentar um documento de identidade com foto, o Cartão SUS, o cartão de vacinação e um comprovante de endereço.

Quem tomou a vacina contra a gripe nos últimos dias deve respeitar o intervalo mínimo de 14 dias para receber a dose contra a COVID-19.

Paralelamente, segue, também, a aplicação da primeira dose aos trabalhadores industriais. A imunização da categoria está sendo realizada de forma gradativa e os profissionais devem aguardar o comunicado da empresa com os detalhes de dia, horário e local em que eles receberão a vacina.

Para este público não é necessário comprovar residência na cidade, mas vínculo empregatício com a empresa situada em Betim.

Além disso, a aplicação da segunda dose também segue no calendário desta semana. De acordo com o cronograma, nos próximos dias, recebem a segunda dose pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e profissionais das forças de segurança e salvamento. 

Para receber a dose 2, o cidadão deverá se dirigir ao mesmo local onde recebeu a primeira, portando o cartão de vacina com a comprovação da primeira dose e um documento de identidade com foto.
 
Cronograma da vacinação contra a COVID-19 em Betim

População em geral - pessoas com 39 anos:
  • Sexta-feira (30/7) 
  • Local: 36 Unidades Básicas de Saúde
  • Horário: das 10h às 17h

Trabalhadores industriais:
Conforme agendamento realizado pela secretaria municipal de Saúde com as empresas. Trabalhador receberá comunicado 

Segunda dose: 
Conforme a data aprazada no cartão de vacina: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e outros
  • Locais: onde recebeu a primeira dose
  • Betim Shopping - avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, 1.655, bairro Ingá
  • Cerest - avenida Solimões, 444, bairro Brasileia
  • Nas 36 Unidades Básicas de Saúde
  • Horário: das 8h às 17h

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)