(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Vacinação em BH: pessoas de 38 anos recebem a primeira dose nesta sexta

Público deve comparecer aos postos fixos e de drive-thru até as 16h30 para receber o imunizante


23/07/2021 13:20 - atualizado 23/07/2021 14:22

Fila para vacinação no Centro de Saúde Vera Cruz, na Região Leste de Belo Horizonte(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Fila para vacinação no Centro de Saúde Vera Cruz, na Região Leste de Belo Horizonte (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Chegou a vez de as pessoas de 38 anos serem vacinadas contra a COVID-19 em Belo Horizonte. Nesta sexta-feira (23/7), a faixa etária recebe a primeira dose do imunizante nos postos fixos e de drive-thru destinados ao seu público.

Com o avanço da imunização por idade, a capital mineira começa a apresentar dias mais esperançosos. Na última terça-feira (20/7), BH ultrapassou a marca de 500 mil moradores com o esquema vacinal completo. Passados três dias, esse número já subiu para 526.307, além de 35.186 pessoas que receberam a dose única da Janssen.
Quem agora é somado a essas estatísticas é o auxiliar de produção Gustavo Froes, de 38 anos. Ele compareceu na manhã desta sexta (23/7) no Centro de Saúde Vera Cruz, na Região Leste da cidade, onde recebeu a primeira aplicação da CoronaVac

Gustavo Froes, de 38 anos, recebeu a primeira dose da CoronaVac nesta sexta-feira (23/7)(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Gustavo Froes, de 38 anos, recebeu a primeira dose da CoronaVac nesta sexta-feira (23/7) (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
“Mesmo que seja a primeira dose, fico mais aliviado e empolgado para já tomar a segunda. Queremos ficar imunes logo e podermos voltar para nossa rotina normal, né?. Vi notícias que mais da metade das pessoas não estão tomando a segunda dose e fico preocupado. Tomar só a primeira não adianta nada e ainda atrapalha os outros”, alertou o auxiliar de produção.

Gustavo contou ao Estado de Minas que ele e sua família foram contaminados com o coronavírus em dezembro de 2020. Sua maior preocupação foi com sua esposa, que precisou ser internada em um leito de CTI por três dias após apresentar complicações no quadro de saúde.

“Foi muito difícil. É uma doença que não permite acompanhantes no hospital e ficamos em casa às vezes sem notícias. O hospital estava superlotado na época, e olha que o dela é particular, se fosse público nem imagino como deve ser”, relatou Gustavo.

O que é preciso para se vacinar


No momento da vacinação, as pessoas de 38 anos precisam seguir as seguintes orientações: 

  • Ser cidadão residente de Belo Horizonte;
  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

O horário de funcionamento, em dias úteis, dos postos fixos e extras será das 8h às 17h e os pontos de drive-thru das 8h às 16h30. As pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo. Os postos, que são específicos para cada público, estão no portal da Prefeitura.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)