(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Cássia decreta onda amarela, mas não libera eventos

Decreto, que vale a partir desta terça-feira (20/07), proíbe a realização de eventos que causem aglomeração


20/07/2021 15:54 - atualizado 20/07/2021 16:11

Cássia mantém restrições para conter avanço da COVID-19 no município
Cássia mantém restrições para conter avanço da COVID-19 no município (foto: Gustavo Cáris)
A cidade de Cássia , no Sudoeste de Minas, está sob o regime do decreto municipal da onda amarela. faixa em que o município se encontra no Plano Minas Consciente do governo do estado em relação à pandemia de COVID-19.

Pelo novo decreto, que vale a partir desta terça-feira (20/7), eventos e confraternização festivos, públicos ou particulares, como festas de casamento, formatura, aluguéis de lazer e ranchos, eventos promocionais e atrativos culturais e naturais e afins, passíveis de gerar aglomerações e que possam dificultar o controle dos protocolos sanitários continuam proibidos na cidade.

No caso de promoções/eventos e/ou confraternizações privadas, será realizada a intervenção imediata para o encerramento das atividades, sem prejuízo da aplicação das demais penalidades jurídicas e judiciais cabíveis.

Estão proibidos , também, torneios de sinuca, jogos de mesa, baralhos e afins e o consumo de alimentos e bebidas em vias e praças públicas.

Conforme o decreto, o descumprimento acarretará na aplicação de medidas judiciais e administrativas, especialmente criminais , e a interdição do estabelecimento por 15 dias.

Os supermercados poderão funcionar em Cássia com controle de fluxo de clientes para evitar aglomerações, com distribuição de fichas – 5 por caixa operante – e desinfecção de cestinhas e carrinhos a cada uso. Os supermercados podem abrir as portas até às 21h.

As atividades religiosas e casamentos poderão ser feitos com o controle do fluxo de pessoas, respeitando-se as normas de de lotação e distanciamento (uma pessos a cada quatro metros quadrados), de acordo com a previsão da onda amarela.

Cabeleireiro, manicures, barbeiros e pedicures podem funcionar com agendamento prévio, com atendimento individual até às 21h.

Os restaurantes em Cássia podem funcionar com a colocação de mesas dentro do estabelecimento, respeitando-se o distanciamento de três metros lineares.

Mercearias, padarias e açougues podem funcionar com 50% de sua capacidade, até às 21h. O transporte coletivo da cidade fica restrito à metade de sua capacidade enquanto durar o decreto.

Números da COVID-19 em Cássia

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde desta terça-feira (20/07), Cássia registrou, desde o começo da pandemia, 1.404 casos de COVID-19 e 47 óbitos em decorrência de complicações com a doença.

No Hospital do Instituto São Vicente de Paula, a situação dos leitos ocupados para COVID-19 estava em 50%, com pacientes de Capetinga (4), Cássia (4), Delfinópolis (1) e Ibiraci (1).
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)