(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Em Fortaleza de Minas, decreto proíbe velório em casa

Mesmo com a capela velório, fortalezenses costumavam velar os entes queridos em casa, mas tudo mudou depois da pandemia


19/07/2021 15:03 - atualizado 19/07/2021 15:16

Avisos de funerais são emitidos pelo sistema de som da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Fortaleza de Minas(foto: Mateus Freitas)
Avisos de funerais são emitidos pelo sistema de som da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Fortaleza de Minas (foto: Mateus Freitas)
Em Fortaleza de Minas, cidade de pouco mais de 3.700 habitantes, no Sudoeste de Minas, distante 21 quilômetros de Passos, está proibida, por decreto, a realização de velórios na casa do falecido, ou de parentes e amigos, por causa da pandemia.

A proibição consta em um decreto assinado pelo prefeito Adenilson Queiroz.

Fortaleza tem uma capela velório inaugurada em 2 de novembro de 2000 e que recebeu reparos recentemente, mas, mesmo assim, a população preferia fazer o velório dos entes queridos em casa ou na zona rural, quando o falecido morava no campo.

O costume foi abolido em praticamente todas as cidades, mas em Fortaleza de Minas prevalecia antes da pandemia.

Como a cidade tem só uma capela velório com duas salas, comporta dois corpos apenas. No caso de haver dois funerais no mesmo dia, o número de pessoas permitidas no Velório Municipal será de cinco pessoas por vez, para cada um deles, incluindo parentes.

O decreto prevendo condutas e normas para a prevenção da COVID-19 proíbe o velório, no caso de haver comprovado falecimento em razão do coronavírus, devendo o órgão de saúde municipal orientar a família e ou responsável a como proceder.

Avisos fúnebres pela igreja

Outro costume interiorano e que foi praticamente banido das comunidades por causa dos meios digitais e a evolução da comunicação, em Fortaleza de Minas prevalece anunciar quem morreu, o endereço do velório e a hora do sepultamento pelo sistema de som da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

O aviso fúnebre vale para os fortalezenses e para quem tem parentes na cidade, morreu e será sepultado a quilômetros de distância.

Segundo Mateus Freitas, locutor da Rádio Difusora FM 87.9 há 12 anos, raramente a emissora traz uma nota de falecimento.

“Nem me lembro mais da última nota de falecimento que levei  ao ar. Aqui (em Fortaleza de Minas) eles preferem anunciar os funerais pelo som da igreja”, conta.

Os números da COVID em Fotaleza de Minas

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, de sexta-feira (19/07), desde o início da pandemia, Fortaleza de Minas contava com 671 pessoas infectadas, um paciente em isolamento domiciliar, 280 que testaram positivo, nenhum paciente hospitalizado e apenas 7 mortes.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)