(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REGISTRO CIVIL

BH tem primeiro semestre com mais mortes e menos nascimentos da história

Cartórios registraram quase 14 mil vidas perdidas, a maioria por COVID-19, enquanto 14,7 mil crianças vieram ao mundo até 30 de junho


16/07/2021 13:35 - atualizado 16/07/2021 14:58

Segundo Portal da Transparência, os primeiros seis meses de 2021 foram os que mais tiveram mortes desde 2003(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Segundo Portal da Transparência, os primeiros seis meses de 2021 foram os que mais tiveram mortes desde 2003 (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
 
A pandemia do coronavírus trouxe à tona uma realidade jamais vista na história de Belo Horizonte. De acordo com dados do Portal da Transparência do Registro Civil, os cartórios da capital contabilizaram o semestre com mais mortes e menos nascimentos desde 2003, quando foi criado o banco de dados
 
As estatísticas mostram que foram registrados 13.824 óbitos até o fim do mês de junho. O número, que já é o maior da história em um primeiro semestre, é 43,1% maior que a média histórica de óbitos na cidade no mesmo período. Além disso, é 48,2% maior que os ocorridos nos seis primeiros meses do ano passado, já com a pandemia dizimando a população entre março e junho.

Segundo os dados do Portal da Transparência, em relação a 2019, ano anterior à chegada da pandemia, o aumento no número de mortes foi de 79,72%.
 
Em contrapartida, a cidade contabilizou 14.746 nascimentos até 30 de junho, o menor número desde o início da série história de 2003. O total é 20,3% do que a média histórica desde o início do banco de dados. Houve queda de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado e de 9% se comparado aos seis primeiros meses de 2019.

O presidente da Associação Nacional dos Registradores das Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), Gustavo Fiscarelli, admite que a pandemia interferiu muito no equilíbrio demográfico da capital mineira: "Os números mostram claramente os impactos da doença em nossa sociedade e possibilitam que os gestores públicos possam planejar as diversas políticas sociais com base nos dados compilados pelos cartórios”.

Na visão dele, os dados interpretam exatamente o cenário desanimador que vive a sociedade com a pandemia: “O Portal da Transparência vem sendo usado por toda a sociedade para ter um retrato fiel do que tem acontecido no município neste momento de pandemia”.
 

Menos casamentos 


Um dos motivos que podem se associar à queda de natalidade em 2021 na capital é a redução do número de casamentos. Até junho deste ano, os cartórios celebraram 5.448 casamentos civis, o quinto menor número desde 2003.

Apesar disso, as estatísticas de 2021 superam as do ano passado, quando foram realizados 2.736 matrimônios, num período prejudicado pelas medidas de isolamento.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)