(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Posto erra e aplica vacinas de fabricantes diferentes em morador de BH

Um guarda municipal relatou que recebeu a primeira dose da AstraZeneca e a segunda Pfizer no Centro de Saúde Betânia, na Região Oeste de BH


16/07/2021 09:23 - atualizado 16/07/2021 09:42

Vacinas da AstraZeneca e Pfizer devem ser aplicadas em duas doses para eficácia contra a COVID-19(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Vacinas da AstraZeneca e Pfizer devem ser aplicadas em duas doses para eficácia contra a COVID-19 (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Um guarda municipal de Belo Horizonte tomou duas doses de vacina contra a COVID-19 de fabricantes diferentes. Na primeira aplicação, o agente relatou ter recebido o imunizante da AstraZeneca. Porém, quando voltou ao Centro de Saúde do Bairro Betânia, na Região Oeste da capital, para completar o esquema vacinal, recebeu, por engano, o da Pfizer. As informações são do Bom Dia Minas, da TV Globo.

Segundo a reportagem, o guarda preferiu não ser identificado. Ele informou que enquanto a profissional da saúde preparava a dose, uma funcionária administrativa solicitou o cartão de vacinação, que continha o registro da primeira dose com a AstraZeneca. 

"Logo em seguida, a técnica de enfermagem me chamou para aplicar o imunizante. Quando ela estava aplicando, a administrativa que estava sentada com meu cartão na mão deu um grito e falou: 'Para'. Eu perguntei o motivo e ela disse: 'Você tomou a AstraZeneca e nós estamos dando a Pfizer'", relatou.

Para ele, faltou atenção no momento da aplicação. "Eu achei que foi displicência por parte dos funcionários e um descaso também, porque, quando eu cheguei e apresentei meu cartão, fizeram pouco caso, não olharam", disse.

Após receber a segunda dose diferente da primeira, o guarda municipal ficou preocupado, principalmente com uma possível reação por causa da mistura de vacinas e se estaria, de fato, imunizado.

Os trabalhadores do Centro de Saúde Betânia o informaram que ele estava protegido e não teria reações. Ainda de acordo com a reportagem, a Prefeitura de Belo Horizonte informou, em nota, que, 'em situações de aplicações de imunizantes diferentes, a orientação do Ministério da Saúde é acompanhar cada caso, não sendo indicada a aplicação de uma terceira dose de vacina'.

A administração municipal também disse que a situação do agente será acompanhada pela Secretaria Municipal de Saúde. "É importante considerar que a prefeitura faz um rigoroso acompanhamento diário dos processos de vacinação. As equipes são todas treinadas e serão, novamente, orientadas", disse.

Estudos sobre a intercambialidade de vacinas contra a COVID-19 ainda não foram concluídos pelos cientistas e pesquisadores. Dois deles que foram publicados na Espanha e no Reino Unido pelo ‘The Conversation’ indicaram que quem recebeu doses mescladas, como o agente mineiro, teve sintomas leves a moderados e de curta duração após a segunda aplicação.

Até o momento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda o metódo. Segundo o órgão, ainda não há evidências de que a aplicação de vacinas de fabricantes distintas produza eficácia. 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)