(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RECUSA DE VACINAS

Itajubá vai mandar para o fim da fila quem escolher vacina contra COVID-19

Toda pessoa que rejeitar o imunizante para tentar escolher a marca será considerada 'desistente' e perderá o direito à ordem cronológica de vacinação


08/07/2021 11:17 - atualizado 08/07/2021 11:24

Pessoa que rejeitar vacina da COVID perderá o direito à ordem cronológica de vacinação em Itajubá(foto: Fábio Marchetto / SES-MG)
Pessoa que rejeitar vacina da COVID perderá o direito à ordem cronológica de vacinação em Itajubá (foto: Fábio Marchetto / SES-MG)
A Prefeitura de Itajubá, no Sul de Minas, informou que quem se recusar a tomar a vacina contra a COVID-19 em razão da marca do imunizante, automaticamente irá para o fim da fila da vacinação. A medida foi oficializada pelo prefeito Christian Gonçalves (Democratas) através de um novo decreto, que estabelece que a pessoa será considerada 'desistente' e perderá o direito à ordem cronológica de vacinação.

“Infelizmente, as fake news acerca dos imunizantes levam o público a duvidar da eficácia de cada um deles. Mas as pessoas podem ficar tranquilas, pois todas as vacinas aplicadas são aprovadas pela Anvisa. É inaceitável que a população escolha a marca da vacina diante de um cenário de escassez de doses, onde milhares de pessoas ainda aguardam a sua vez”, afirmou o prefeito.

Gonçalves ainda destacacou que a prática de escolha da vacina prejudica toda a logística de distribuição e aplicação das doses, afetando o restante da população que ainda não recebeu o imunizante. Por isso, quem se recusar a tomar a vacina, terá que assinar um Termo de Responsabilidade, assumindo a perda do direito à ordem cronológica de vacinação.

"O comparecimento do indivíduo ao local de vacinação e a sua desistência ou recusa em receber a dose do imunizante, em razão de sua marca, será tomada a Termo, com a assinatura de duas testemunhas, assumindo a condição de remanescente e a perda do direito à ordem cronológica de vacinação, com a sua
conseqüente realocação na fila de imunização para somente depois de concluída a vacinação de todo o público adulto da vacina do COVID-19 (maiores de 18 anos, sem comorbidades)", diz o decreto.

O vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Nilo Baracho (MDB), reforçou a importância da medida e pediu o apoio da população para que a vacinação contra a COVID-19 avance ainda mais no município. “Estamos bastante avançados, chegando ao grupo de 40 anos e mais e já tendo iniciado o último grupo prioritário, que é o dos trabalhadores industriais. Apesar do avanço, ainda temos uma boa caminhada para vacinar todos os adultos. Não é prudente que, em meio a uma pandemia, com milhões de pessoas aguardam a sua vez, ainda existam práticas como esta de escolha de vacina”, reforçou.

Vacinação em Itajubá

Nesta semana, a prefeitura anunciou a vacinação contra a COVID-19 para a população em geral acima de 40 anos e para trabalhadores da indústria. Desde que a vacina começou a ser aplicada em Itajubá, 41.107 moradores foram imunizados com ao menos uma dose. Os números foram atualizados na quarta-feira (7/7). 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)