(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO EM MINAS

COVID-19: Minas perde quase 10 mil doses de vacina durante transporte

Fato ocorreu em maio, enquanto caixas eram levadas de avião para Governador Valadares. Secretaria suspeita de falha no registrador de temperatura


06/07/2021 19:10 - atualizado 06/07/2021 19:29

Fato aconteceu durante o envio da 18ª remessa de vacinas, no dia 11 de maio(foto: Ingrid Vasconcelos/SES-MG/Divulgação)
Fato aconteceu durante o envio da 18ª remessa de vacinas, no dia 11 de maio (foto: Ingrid Vasconcelos/SES-MG/Divulgação)
Uma falha no equipamento que registra a temperatura de caixas pode ter sido o motivo da perda de quase 10 mil doses de vacina contra a COVID-19 em Minas Gerais. O estrago ocorreu no dia 11 de maio, durante o transporte de 496.700 unidades de imunizantes. A carga inutilizada tinha Governador Valadares como destino.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), o logger (que registra a temperatura) que acompanhava a caixa pode ter apresentado problemas. O equipamento estava registrando uma temperatura abaixo de 2ºC. Ainda segundo a pasta, nenhuma falha foi identificada na montagem do recipiente, que levava 9.600 doses. O trabalho é certificado pela Central Estadual da Rede de Frio.

Nenhuma dose da caixa foi entregue a Governador Valadares, segundo a SES-MG, que repôs as doses que foram perdidas no primeiro armazenamento.

“Durante a distribuição das 28 remessas pela Rede de Frio Estadual, esta foi a única que apresentou ocorrência de excursão de temperatura, o que corresponde a 0,07% de todas as doses distribuídas. Segundo o vacinômetro, até o momento, já foram enviadas 12.459.590 doses aos municípios mineiros”, destacou a pasta.

Quase 12 mil doses já foram perdidas


Dados da SES-MG até o dia 25 de junho apontam que um total de 11.764 doses de vacinas contra a COVID-19 foram inutilizadas no estado. Isso ocorreu após avaliação do Ministério da Saúde, que recomendou que os imunizantes não fossem entregues.

As principais causas de perda de vacinas em Minas são por causa de falta de energia, além da falha de equipamentos, no transporte e por vandalismo.

Até o momento, de acordo com o vacinômetro do estado, foram aplicadas 7.525.923 unidades de imunizantes como primeira dose, enquanto 2.740.209 já completaram o esquema vacinal em Minas com as duas doses. Outras 43.658 pessoas receberam dose única.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)