(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Pessoas de 48 anos recebem vacina em BH e celebram: 'Nossa melhor aliada'

O público deve comparecer aos postos fixos e de drive-thru até às 16h30 para receber o imunizante


05/07/2021 12:19 - atualizado 05/07/2021 13:22

Rosana Trindade Freire, de 48 anos, foi uma das vacinadas contra a COVID-19 no posto da UFMG, em BH(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Rosana Trindade Freire, de 48 anos, foi uma das vacinadas contra a COVID-19 no posto da UFMG, em BH (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Belo Horizonte avança mais uma etapa na campanha de vacinação contra a COVID-19 e aplica nesta segunda-feira (5/7) a primeira dose do imunizante nas pessoas de 48 anos. Segundo a administração municipal, somado à faixa etária de 47 anos, que começa a ser vacinada já nesta terça-feira (6/7), cerca de 46 mil moradores são esperados para comparecer aos postos fixos e de drive-thru.

A consultora de moda, Rosana Trindade Freire, de 48 anos, disse que seu maior receio durante a pandemia é com seus familiares, já que trabalha com o contato diário com outras pessoas e corre o alto risco de contaminação.

“Muito ansiosa para chegar a minha idade e já ficar imune. Eu trabalho no comércio, lido com várias pessoas. Isso só tornou a vacinação ainda mais importante para mim. Ela representa meu maior alívio agora”, disse a Rosana, vacinada no posto drive-thru da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mércia Xavier, de 48, agradeceu aos cientistas e pesquisadores após ser vacinada(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Mércia Xavier, de 48, agradeceu aos cientistas e pesquisadores após ser vacinada (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Já para a técnica em nutrição, Mércia Xavier, de 48, receber a imunidade representa uma dose de esperança por dias melhores. “Foi muito doloroso passar por esse momento crítico das pessoas que você ama, por causa do distanciamento social. A vacina é um acalento e alívio para o coração. Finalmente estamos começando a ser imunizados para que consigamos voltar para nossa vida”, afirmou.

Além disso, Mércia atribuiu sua felicidade de estar protegida contra o coronavírus com a autuação feita pelos pesquisadores e demais profissionais da saúde no desenvolvimento da vacina e nos cuidados com a população ao longo do contexto pandêmico. 

“Devemos confiar nos nossos cientistas e biólogos. São profissões que nunca foram muito valorizadas. Tenho uma filha bióloga e sei de todas as dificuldades que eles passam. A pandemia veio para mostrar que mais do que nunca a medicina e nossos cientistas merecem o nosso carinho e aplauso. O governo em si deveria dar mais atenção à área da saúde em geral”, disse a técnica em nutrição.

Flávio Alves, de 48, ressaltou a importância da vacinação contra a COVID-19(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Flávio Alves, de 48, ressaltou a importância da vacinação contra a COVID-19 (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Emocionado, o servidor público Flávio Alves Borges também aproveitou o momento da imunização para agradecer à comunidade científica. “O agradecimento é principalmente para o serviço público e à ciência. Me emocionei por causa de todo o contexto mundial e dentro da minha família. Poder receber uma oportunidade tão grande é resultado do trabalho de muitas pessoas. Isso chegar até a mim e outros é muito gratificante”, relatou.

Flávio ressaltou a importância da vacinação para controle da pandemia e deixou um recado para aqueles que ainda não se sentem seguros ou não querem se imunizar. “Acreditem na ciência. A vacina é nossa melhor aliada no combate dessa doença. A vacina é uma conquista científica consolidada, não há razão para ter medo”, afirmou o servidor público.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.

(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)
(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)