(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMUNIZAÇÃO

'Mais esperança': pessoas de 49 anos comemoram vacinação em BH

Segundo a Prefeitura da capital, cerca 26 mil pessoas da faixa etária são esperadas para serem vacinadas nesta sexta-feira (2/7)


02/07/2021 12:26 - atualizado 02/07/2021 12:43

No posto drive-thru da UFMG, vacinação é destinada para o público e pessoas até 51 anos(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
No posto drive-thru da UFMG, vacinação é destinada para o público e pessoas até 51 anos (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
“Ainda falta a segunda dose, mas a esperança é maior. Nossa expectativa é que daqui a quatro meses o restante da população também estará como estou: vacinado”. O relato é do vendedor Cristiano de Souza Gonçalves, de 49 anos, imunizado contra a COVID-19 na manhã desta sexta-feira (2/7) em Belo Horizonte. Ele tomou a primeira dose da Pfizer no drive-thru da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Região Pampulha.

A imunização da faixa etária começou nesta sexta-feira (2/7) na capital. Segundo a prefeitura do município, cerca de 26 mil moradores são esperados para comparecer nos postos fixos e para veículos nesta nova fase da campanha.

Cristiano de Souza Gonçalves, de 49, conta as dificuldades vivenciadas devido à pandemia(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Cristiano de Souza Gonçalves, de 49, conta as dificuldades vivenciadas devido à pandemia (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
A vacina tem um significado ainda maior para Cristiano. Seus pais foram contaminados com o coronavírus, e atualmente enfrentam a batalha para se recuperar da doença. Sua maior preocupação é com sua mãe, que está entubada no hospital com o quadro de saúde mais grave.

“É um sentimento indescritível. Não tem muito o que fazer a não ser rezar muito para que ela melhore. Um dia de cada vez”, relatou.

Uma situação semelhante viveu o consultor de vendas Eduardo Minelli Campos, de 49. Dois de seus colegas de trabalho perderam a vida por causa da COVID-19. “Tenho vontade de dizer para todos que pensem no próximo. No Brasil, principalmente agora, precisamos pensar no próximo muito mais do que em nós mesmos. Usando máscara e se precavendo, isso é o básico. Amar ao próximo”, disse.

Eduardo Minelli, de 49 anos, espera que a população tenha mais zelo pelo próximo na pandemia(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Eduardo Minelli, de 49 anos, espera que a população tenha mais zelo pelo próximo na pandemia (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Ao falar sobre o sentimento de ter recebido a primeira dose do imunizante, Eduardo conta que a expectativa agora é que mais pessoas, assim com ele, sejam protegidas. “A sensação é boa porque fazemos parte de um grupo que está se imunizando, mas triste porque falta muita gente. Por isso vou manter meus cuidados. Mas, isso vai acabar. Se Deus quiser, esse ano a gente vai consegue”, declarou.

Vacinação também segue para outras faixa etárias

Simultaneamente, Belo Horizonte também segue com a vacinação para grupos que já foram contemplados e por alguma razão perderam o prazo da campanha. É o caso do administrador Werner Araújo, de 51 anos, que chegou cedo no posto de imunização da UFMG para garantir sua vacinação

“Recebi a primeira dose agora é esperar a segunda com mais tranquilidade. Mas não é vida que segue. Tem que continuar usando máscara e se cuidando”, afirmou Werner.

A PBH alerta que cada público deve comparecer aos postos fixos e de drive-thru até, às 16h30, específicos à sua faixa etária para receber a dose do imunizante.

Caso o usuário compareça em unidades diferentes daquelas definidas para seu grupo, a imunização não poderá ser realizada. Todos os endereços estão disponíveis no portal da PBH.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)