(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Doses a menos: secretário de BH diz que problema com estado está resolvido

No entanto, ainda não se sabe quantas vacinas serão destinadas a BH após a última remessa recebida do estado


01/07/2021 15:50 - atualizado 01/07/2021 18:46

Coletiva de imprensa nesta quinta-feira (1/7)(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
Coletiva de imprensa nesta quinta-feira (1/7) (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
O secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, voltou a mencionar a falta de informações por parte do Governo de Minas sobre distribuição de doses de vacinas. 

 

Minas Gerais recebeu, nesta manhã de quarta-feira (30/6), mais 624.500 doses da AstraZeneca. A remessa faz parte do 28º lote de vacinas contra a COVID-19. O Ministério da Saúde ainda deve enviar mais de 112 mil doses da Pfizer.



O secretário voltou a dizer que BH chegou a receber de 13% a 14% das vacinas destinadas ao estado e disse que a última remessa entregue à cidade foi de aproximadamente 6,5%. "É impossível dizer que até agora não recebemos informação de quantas doses serão disponibilizadas para Belo Horizonte, na remessa que chegou ontem. Se chegarem a BH 240 mil doses, conseguiremos vacinar até 40 anos. Mas quando vai chegar, não sei", disse. 

 

Leia também: Secretário de Saúde de BH: 'Não é possível escolher qual vacina tomar'



Participaram da coletiva os secretários de Saúde, Jackson Machado Pinto, Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis; e de Política Urbana, Maria Caldas. O presidente da Belotur, Gilberto Castro, também integrou a mesa.

Em seguida, ao ser questionado, Jackson foi enfático ao dizer que não trata-se de uma queixa. "Não estou queixando não, eu estou fazendo um comentário sobre o que aconteceu nas últimas doses. Isso não é queixa, isso foi uma compensação da primeira remessa que recebemos uma quantidade maior. A questão das vacinas está resolvida.''

Logo, o secretário André Reis completou: ''A culpa não é do estado também. O dilema nosso é fazer projeções e ficar mudando toda semana. Como a gente não sabe, a gente não tem ideia de quantas faltam, ainda mais para fazer previsão. Quem faz previsão está chutando número.''

Jackson logo completou que na opinião da PBH não é correto fazer previsões. "Criar uma expectativa falsa nas pessoas. É brincar com a esperança de o outro ser vacinado", completou. 

 

A vacinação

 


Ainda segundo o secretário, 53,7% do público-alvo foi vacinado com a 1ª dose e 20,8% com a segunda dose. Ele pede para os grupos que já contemplados que não tomaram a segunda dose, vão aos postos para a imunização completa.

A capital mineira não tem nenhum dos três indicadores da COVID-19 na faixa crítica da escala de risco. As ocupações dos leitos de UTI e de enfermaria estão dentro do patamar intermediário e a transmissão do novo coronavírus no nível controlado.

A ocupação dos leitos de UTI para pacientes com COVID-19 está em 65,1%. A taxa de uso das enfermarias para pacientes com a COVID-19 recuou para 49,1%. O Rt, que mede o índice de contaminação, está em 0,89%. 

 

 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.

(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)
(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)