(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Secretário de Saúde de BH: 'Não é possível escolher qual vacina tomar'

Jackson Machado voltou a afirmar que todas as vacinas são eficazes. Segundo ele, o número de doses é determinado de acordo com o público-alvo


01/07/2021 15:53 - atualizado 01/07/2021 17:08

Jackson Machado durante coletiva na tarde desta quinta-feira (1/7), na PBH(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
Jackson Machado durante coletiva na tarde desta quinta-feira (1/7), na PBH (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
“As vacinas são eficazes e não é possível escolher qual vacina a pessoa vai tomar.'' A afirmação foi feita pelo secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (1/7), diante do fato de  muitas pessoas insistirem em tentar escolher o imunizante na hora da vacinação. 

"Quando a gente coloca um grupo para ser vacinado, a gente sabe que aquele grupo tem aproximadamente X pessoas. E a gente tem X vacinas. Então, a pessoa não pode falar: ‘eu não quero tomar essa vacina, eu quero tomar a vacina tal’. Isso não é possível, não existe isso em lugar nenhum do mundo”, disse. "Não queremos que aconteça aqui o que aconteceu em São Bernardo do Campo."


Segundo Jackson, 53,7% do público-alvo foi vacinado com a 1ª dose e 20,8% com a segunda dose em BH. Ele pede aos grupos já contemplados com a 1ª dose que comapreçam aos postos para a imunização completa.

A capital mineira não tem nenhum dos três indicadores da virose na faixa crítica da escala de risco. As ocupações dos leitos de UTI e de enfermaria estão dentro do patamar intermediário e a transmissão do novo coronavírus no nível controlado.

A ocupação dos leitos de UTI para pacientes com COVID-19 está em 65,1%. A taxa de uso das enfermarias para pacientes com a virose recuou para 49,1%. O Rt, índice que mede a contaminação, está em 0,89%. 

"Por causa dessa queda, o comitê decidiu pela liberação de eventos na cidade", disse o secretário de Saúde, Jackson Machado Pinto.  

A PBH liberou, por meio de protocolos, cinemas, shows, museus, comércio não essencial aos domingos e até mesmo eventos sociais como casamentos e aniversários. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)