(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Estados mais avançados que MG podem estar gastando 2ª dose, diz secretário

Fábio Baccheretti afirmou que alguns estados que estão com a vacinação adiantada podem não estar reservando as segundas doses da vacina


22/06/2021 13:58 - atualizado 22/06/2021 15:14

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, concedeu uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (22/6), em BH(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, concedeu uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (22/6), em BH (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, afirmou que outros estados que aparentam estar com a vacinação contra a COVID-19 mais avançada do que Minas Gerais não estão, suspostamente, reservando as segundas doses.

"Eles estão, provavelmente, usando as segundas doses como primeiras doses. Mas quando chegar a hora de vacinar a segunda dose, eles vão ter que usar a vacina dedicada para a primeira dose para garantir a imunização. Minas Gerais segue corretamente as notas técnicas do Ministério da Saúde", disse, em entrevista coletiva, concedida nesta terça-feira (22/6) na Cidade Administrativa, 

Segundo o secretário, o estado mineiro se destaca, entre as demais administrações, na proporção das pessoas vacinadas pela segunda dose.

"Na proporção de primeiras e segundas doses aplicadas, Minas Gerais tem uma proporção de dois para um. Duas pessoas vacinadas com a primeira para uma com a segunda dose. Tem estado que essa proporção chega a ser 3 para 1", afirmou. 

Reforço da Janssen


Sobre a chegada da remessa com 1,5 milhão de vacinas da Janssen no Brasil nesta terça-feira (22/6), o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, disse que a expectativa é que o Ministério da Saúde repasse os quantitativos aos estados já nesta quarta-feira (23/6).

Devido ao curto prazo de validade das vacinas, o chefe da pasta pontuou que a orientação repassada aos municípios mineiros é de que a vacinação seja iniciada de forma imediata após seu recebimento.

"O vencimento da Janssen é para final do mês, ou seja, em meados de agosto. O estado está seguro para a distribuição a todos os municípios mineiros. Os municípios estão sendo orientados, treinados e acompanhados para que a gente consiga vacinar de forma quase que imediata. Não vemos risco de mandar todas as vacinas”, disse o secretário.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)