(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RETOMADA

Aulas presenciais têm baixa adesão em colégios de BH

Escolas particulares foram liberadas para receber estudantes do 1° ao 9° ano; rede municipal retoma aulas com crianças até o 3° ano


21/06/2021 13:18 - atualizado 21/06/2021 16:58

Colégio Marconi: rede municipal foi autorizada a receber alunos do ensino fundamental até o 3° ano(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A.Press)
Colégio Marconi: rede municipal foi autorizada a receber alunos do ensino fundamental até o 3° ano (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A.Press)
Apesar de liberadas para retomar as atividades presenciais do ensino fundamental, diversas escolas particulares de Belo Horizonte decidiram adiar o retorno. Na rede municipal, as portas se abriram para este público, mas o movimento foi baixo. 

Conforme o decreto da prefeitura publicado na sexta-feira (18/6), os estabelecimentos privados foram autorizadas a receber alunos do 1° ao 9° ano a partir desta segunda-feira (21/6). Já na instituições públicas, o retorno contempla apenas estudantes até o 3° ano. 

O Estado de Minas percorreu aproximadamente 10 escolas da Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Entre as privadas, funcionavam o Colégio Bernoulli Go e o Instituo Saramenha. Entre os públicos, havia movimento nas escolas municipais Marconi, Cesário Alvim e Aurélio Pires. 

Colégios privados têm autonomia para definir a data do retorno conforme planejamento próprio. Alguns optaram por retomar as aulas presenciais a partir de agosto, após o recesso escolar de julho - caso do Colleguium e da Escola Americana. Outras empresas, como o Colégio Santa Doroteia, informaram que retomarão as aulas presenciais na semana que vem.

Polêmica

Colégio Santo Agostinho: escolas particulares estão liberadas a retomar atividades com alunos do 1° ao 9° ano(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A.Press)
Colégio Santo Agostinho: escolas particulares estão liberadas a retomar atividades com alunos do 1° ao 9° ano (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A.Press)
Após críticas, a PBH revogou os antigos protocolos sanitários que determinavam a divisão dos estudantes em microbolhas de seis alunos, duas vezes por semana. O Comitê de Enfrentamento à COVID-19 liberou que as escolas definissem número de jovens por turma de acordo com o tamanho das salas de aula, desde que as carteiras sejam posicionadas a dois metros de distância uma das outras. O retorno é opcional. O tempo máximo de permanência na escola é de cinco horas. 

A PBH também fixou mudanças para a educação infantil. A partir desta segunda-feira (21/6), crianças de 0 a 5 anos poderão estender a jornada de quatro para oito horas. 
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.

(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)
(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)