Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO

Governo explica os motivos de lactantes ainda não serem vacinadas em Minas

Gestantes e puérperas sem comorbidades foram incluídas no grupo prioritário e já podem ser imunizadas contra a COVID-19


15/06/2021 11:14 - atualizado 15/06/2021 13:45

Lactantes ainda não podem ser vacinadas por uma questão administrativa(foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Lactantes ainda não podem ser vacinadas por uma questão administrativa (foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
As gestantes e puérperas sem comorbidades entraram para o grupo prioritário e já podem ser vacinadas contra a COVID-19. A informação foi reforçada pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, que concedeu entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira (15/6). O gestor reforçou que a imunização desse grupo foi liberada pelo Ministério da Saúde
 
"É importante esse destaque, essa deliberação veio porque no entendimento inicial, no início da pandemia, dos processos de vacincação, as gestantes não eram grupo de risco para a doença. Isso mudou. Hoje, há entendimento que a gestante é um grupo de risco, tem maior paridade que o grupo normal, que uma mulher não gestante, e, diante disso, foi incluído", informou.

Leia também: COVID: 25% de vacinados não voltaram para receber 2ª dose em regiões de MG
 
No entanto, ele destacou que as lactantes ainda não podem ser vacinadas por uma questão administrativa. Ele disse que para que elas sejam incluídas será necessário a publicação de uma nota técnica da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o que deve ocorrer na próxima semana

Fábio Baccheretti durante entrevista coletiva nesta terça-feira(foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
Fábio Baccheretti durante entrevista coletiva nesta terça-feira (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
"Isso deve ocorrer esta semana para que as lactantes sejam também deliberadas como grupo prioritário. Essa deliberação ainda faltava a nota técnica da equipe da técnica da secretaria para corroborar então esta discussão, e foi deixado para esta semana esta discussão, que tudo indica também será deliberado que lactante também é um grupo prioritário", adiantou.
 
Na última sexta-feira (11/6), o governo havia anunciado que as lactantes estavam no grupo prioritário. A informação foi, inclusive, reforçada pelo governador Romeu Zema no último domingo (13/6). Mas, nessa segunda (14/6), as lactantes foram retiradas do grupo prioritário, o que gerou muitas queixas de mulheres que fazem parte deste grupo.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade