(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Minas divulga cronograma de vacinação geral contra COVID-19

Cronograma divulgado prevê aplicação da primeira dose do imunizante a mineiros com 18 anos ou mais


15/06/2021 10:14 - atualizado 15/06/2021 15:44

Mineiros com mais de 18 anos devem receber primeira dose até outubro, diz governo(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Mineiros com mais de 18 anos devem receber primeira dose até outubro, diz governo (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
O governo de Minas anunciou na manhã desta terça-feira (15/6) o cronograma completo de vacinação contra a COVID-19 no estado. A previsão é de vacinar com a primeira dose todo público-alvo (mineiros com 18 anos ou mais) até outubro deste ano.

O plano foi anunciado pelo secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, em uma apresentação seguida de entrevista coletiva. Ele frisa, contudo, que o cenário ainda é de perspectiva, a depender da distribuição do Ministério da Saúde.
 
O secretário afirmou que Minas deve receber cerca de 10% das doses distribuídas pelo Ministério da Saúde. Cerca de 38 milhões para junho, 35 milhões para julho, 68 milhóes para agosto, 62,5 milhões para setembro e 65 milhões para outubro.
 
"Diante dessa expectativa e diante do histórico, que entre 10% das doses vêm para Minas Gerais, porque a população de Minas recebe cerca de 10% do país, essa é a expectativa por faixa etária da vacinação da primeira dose em todo estado", disse. Ele anunciou que pessoas entre 55 e 59 anos devem ser vacinadas em junho, de 50 a 54 anos em julho, de 35 a 49 em agosto e de 25 a 34 em setembro e 18 a 24 em outubro. 
 
Cronograma de vacinação apresentado pelo governo de Minas(foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
Cronograma de vacinação apresentado pelo governo de Minas (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
Ele ressaltou, no entanto, que algum município pode adiantar o cronograma, com antecipação de imunização de pessoas abaixo de 55 anos.

"Obviamente, a velocidade de vacinação não é a mesma em cada município do estado, os grupos não têm o mesmo tamanho proporcional, então alguns município provavelmente começarão antes e outros depois. Há uma expectativa que em junho ainda algum município no estado consiga vacinar abaixo de 55 anos, isso vai acontecer."
 
O secretário lembrou que trata-se de um planejamento que leva em conta o número de vacinas a serem distribuídas e a proporção de habitantes por faixa etária. Ele reforçou que a vacinação está condicionada à distribuição das doses conforme calendário do governo federal.
 
"Mas o que a gente apresenta aqui são as contas do número de vacinas a serem distribuídas com a proporção de habitantes por faixa etária, a expectativa então que isso aconteça desta forma. Lembrando que estamos condicionados à distribuição da vacina conforme calendário previsto pelo governo federal. Isso pode ser antecipado ou ser atrasado conforme então distribuição das doses", ressaltou.

Previsão de distribuição de vacinas COVID-19 pelo MS

Junho - 38 milhões
Julho - 35 milhões
Agosto - 68 milhões
Setembro - 62,5 milhões
Outubro - 65 milhões

 
Cronograma de vacinação por idade 

55 a 59 anos - junho
50 a 54 anos - julho
35 a 49 anos - agosto
25 a 34 anos - setembro
18 a 24 anos - outubro 

Fonte: SES-MG 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação

Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)