(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMUNIZAÇÃO

Vacinação de 56 anos sem comorbidades: 'Fundamental para preservar vidas'

Belo Horizonte vacinou pessoas de 56 anos sem comorbidades contra a COVID-19 nesta sexta-feira (11/6)


11/06/2021 12:09 - atualizado 11/06/2021 12:43

Vacinação ocorre em postos fixos e de drive-thru desde às 7h30(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Vacinação ocorre em postos fixos e de drive-thru desde às 7h30 (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Em mais um dia de campanha, Belo Horizonte vacina nesta sexta-feira (11/6) pessoas de 56 anos sem comorbidades contra a COVID-19. Além da faixa etária, outros grupos prioritários, como os trabalhadores do transporte público, também continuam sendo contemplados na programação de imunização da capital.

Tairo Filazzola, de 56 anos, foi ao posto drive-thru da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para garantir a primeira dose da vacina. Para ele, a espera por esse momento foi carregado com o sentimento de angústia. “A gente fica na expectativa de ter logo a imunização o mais rápido possível pela importância disso. Principalmente pelo contexto geral brasileiro”, disse.

Desde o início da pandemia, ele trabalha fora de casa, como profissional do setor de vendas, em um centro comercial e tem contato regular com outras pessoas. Tairo disse que, assim como para sua área, a vacinação é fundamental para em primeiro lugar garantir a saúde da população e, em segundo, para que o comércio consiga se restabelecer da crise financeira vivenciada atualmente no país.

Tairo Filazzola, de 56 anos, ressaltou a importância da vacinação contra a COVID-19(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Tairo Filazzola, de 56 anos, ressaltou a importância da vacinação contra a COVID-19 (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
“Para mim, essa vacinação é fundamental para preservar a nossa vida e a de outras pessoas também. Há todo momento temos notícias de perda de pessoas do nosso convívio. Então temos que fazer o nosso dever de casa para que o maior número de pessoas fiquem imunizadas o mais rápido possível. Só assim que a gente vai conseguir voltar a abraçar as pessoas, cumprimentar, promover reuniões e também ter o comércio restabelecido, como precisamos”, relatou.

Tairo também dá o recado para aqueles que não querem se vacinar contra o coronavírus: “O único efeito colateral que tem nessa vacinação foi o que eu tive: uma emoção muito grande e alegria imediata de já estar no processo de imunização.”

Um pouco mais tarde do que o esperado

Na foto, os motoristas Ronald Francisco, Adelson Gomes, Claudinei Berto, Luiz Marcio e Osvaldo Garcia(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Na foto, os motoristas Ronald Francisco, Adelson Gomes, Claudinei Berto, Luiz Marcio e Osvaldo Garcia (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Osvaldo Garcia, de 52 anos, Ronald Francisco, de 39, e Adelson Gomes, de 48, foram juntos receber a primeira dose da vacina no drive-thru da UFMG. O grupo de amigos atua como motorista de ônibus rodoviários em uma empresa de Belo Horizonte. Eles enfrentam de frente os desafios do trabalho diário com o público durante a pandemia.

Para Osvaldo, a imunização é um alívio, mas acredita que, devido ao risco de contaminação de sua atividade, a proteção poderia ter vindo mais cedo. “Ficamos um pouco inseguros. Tantos grupos já foram vacinados, como agora os professores. Veio a pandemia há mais de um ano e nós a encaramos. Lidamos do mesmo jeito com as pessoas, nosso serviço não parou. No meu pensamento, atrasou um pouco. Já era para termos sido vacinados”, disse o trabalhador.

Ronald relata o alívio de não ter sido infectado durante todo o período pandêmico, mas relembra o medo de estar em maior vulnerabilidade por causa do trabalho. “Estamos andando com várias pessoas, em vários lugares, por isso acho que deveríamos ter nos vacinado mais cedo. Mas chegou em boa para gente. Falamos que agora estamos 50% mais protegidos (até a segunda dose). Estou bem mais tranquilo”, disse.

Já para Adelson, a expectativa agora é poder trabalhar mais confiante de que estar mais seguro contra o coronavírus. “Foi difícil durante esse tempo, mas antes tarde do nunca, né? Me sinto mais confortável agora que estou imunizado. Mas, com certeza vou continuar me cuidando”, afirmou.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.

(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)
(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)