(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZAÇÃO

Academias, clubes e salões de beleza poderão funcionar na onda vermelha

Programa Minas Consciente ajustou regras para a fase restritiva de atividades. Novas mudanças começam a valer a partir desta sexta-feira (11/6)


10/06/2021 14:33 - atualizado 10/06/2021 14:56

As academias precisam funcionar de acordo com os protocolos do programa Minas Consciente
As academias precisam funcionar de acordo com os protocolos do programa Minas Consciente (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press - 31/8/20 - )

Academias , clubes e salões de beleza voltam com a permissão para funcionamento na onda vermelha do plano Minas Consciente. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (10/6) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).


As novas definições começam a valer a partir desta sexta-feira (11/06). Os estabelecimentos poderão funcionar até às 19h, mediante agendamento prévio e aferição de temperatura do público na entrada do ambiente.

“O uso de máscaras permanece obrigatório, bem como a higienização constante das mãos e demais medidas de prevenção, como o distanciamento social”, informou a pasta de Saúde.

Outra mudança específica será válida apenas para os dias 11, 12 e 13 de junho, quando bares e restaurantes das microrregiões na onda vermelha mais restritiva (Cenário Desfavorável)  poderão funcionar com atendimento até 22h , excepcionalmente, devido ao Dia dos Namorados.

Regiões e ondas

Com as deliberações, 12 macrorregiões do estado estarão na onda vermelha , enquanto as macros Triângulo do Norte e Vale do Aço permanecem na onda amarela.

Quase todo o estado está na onda vermelha
Quase todo o estado está na onda vermelha (foto: Imprensa MG)


As únicas alterações de onda foram para as macrorregiões Norte, que regrediu da amarela para a vermelha, e Triângulo do Sul, ao deixar o cenário desfavorável e agora se enquadrar nas regras básicas da onda vermelha.

Já as macrorregiões do Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro-Sul continuam consideradas em Cenários Epidemiológico e Assistencial Desfavoráveis, o que aponta que a situação da pandemia continua crítica.

As listas de municípios divididos por macrorregião de saúde e também de municípios por agrupamentos de microrregiões do Minas Consciente estão disponíveis no  site do programa Minas Consciente .
 

Como funciona a onda

A classificação de uma macrorregião nestes cenários é feita a partir de metodologia proposta pela Sala de Situação da SES-MG, em que os territórios em onda vermelha passam por análise ainda mais minuciosa dos indicadores “Incidência e Espera por Atendimento”, para identificar as tendências de piora na transmissão da doença e na ocupação de leitos e possíveis filas.

“Seguimos em um momento heterogêneo da pandemia, com mais estresse na rede assistencial em alguns locais. Por isso, precisamos manter todos os cuidados e reconhecer as necessidades diferentes das regiões para tomada de decisões”, diz o secretário de Saúde, médico Fábio Baccheretti.   

Vacinação

O secretário de estado de Saúde, Fábio Baccheretti, ainda reforçou o andamento da vacinação no estado, que deve ser acelerado em junho com o recebimento de mais de 4 milhões de doses de imunizantes.

Até o momento, 5.311.217 pessoas foram vacinadas no estado com a primeira dose de imunizantes contra a COVID-19 e 2.510.392 pessoas receberam também a segunda dose, o que corresponde a 71,35% de grupos prioritários vacinados com a primeira dose e 11,79% de mineiros vacinados com ambas as doses.

“Há a expectativa de receber o maior número de vacinas desde o início do processo de vacinação. A novidade é a vacina da Jannsen, uma vacina de dose única. Serão mais de 300 mil doses para o estado e, apesar de ter uma validade para o dia 27 deste mês de junho, estamos organizando junto às regionais e aos municípios para que todas as cidades recebam as doses”, disse o secretário de Saúde.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)