(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID: Passos fecha academias e abre comércio no Dia dos Namorados

Novo decreto adota medidas da onda vermelha do Minas Consciente; prefeitura abriu exceção para sábado (12/6), quando é comemorado o Dia dos Namorados


09/06/2021 15:18 - atualizado 09/06/2021 16:05

Com leitos todos ocupados, Passos publica novo decreto que flexibiliza o comércio apenas no sábado, Dia dos Namorados(foto: Acervo da Santa Casa de Misericórdia de Passos/Divulgação)
Com leitos todos ocupados, Passos publica novo decreto que flexibiliza o comércio apenas no sábado, Dia dos Namorados (foto: Acervo da Santa Casa de Misericórdia de Passos/Divulgação)
A Prefeitura de Passos, no Sudoeste de Minas Gerais, publicou um novo decreto em que adota as medidas da onda vermelha do Minas Consciente. As restrições passam a valer nesta quarta-feira (9/6) na cidade e têm prazo indeterminado.

Pelo decreto, além do fechamento de academias, eventos e atrativos culturais, a administração municipal também limitou o funcionamento do comércio.

"O funcionamento das atividades comerciais em geral, industriais e de serviços está autorizado, de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 17h".

Após esse horário, "somente atendimento por delivery (sem retirada em balcão) e urgência e emergência".

As lojas de rede ou departamentos e variedades deverão permitir a presença simultânea de,
no máximo, 10 clientes.

Os serviços que podem ser realizados de forma remota ou delivery estão autorizados até às 23h59min, de segunda a sexta-feira, à exceção da venda de bebidas alcoólicas, que deverá observar o horário limite até as 17h.

A prefeitura abriu exceção para sábado (12/6), quando é comemorado o Dia dos Namorados. Especificamente neste dia, o comércio poderá funcionar também das 7h às 17h.

O funcionamento de hipermercados, supermercados, mercados e mercearias, casa de frios, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência e de água mineral, está autorizado de segunda a domingo, das 6h às 19h.

Fica proibido o uso de espaços e estruturas de lazer e entretenimento que possam gerar aglomerações de pessoas, como quadras, praças, espaço kids, playgrounds, sinucas, jogos de mesa, etc.  

O funcionamento de restaurantes e postos de serviços situados às margens da MG-050 está autorizado até 17h, após este horário, apenas delivery.

A UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) da Santa Casa de Misericórdia de Passos está com a capacidade esgotada e, até o boletim epidemiológico divulgado nessa terça (8/6), no fim da tarde, 10 pessoas aguardam um leito na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Desde o início da pandemia, Passos teve 8.132 casos positivos, com 7.751 recuperados, 184 em recuperação, 55 hospitalizados e 242 óbitos.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas

[VIDEO4]

 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)