(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Prefeitura de Uberlândia suspende vacinação de grávidas e puérperas

Decisão seguiu recomendação da Anvisa sobre a suspensão do uso da vacina AstraZeneca em todo o país


11/05/2021 11:47 - atualizado 11/05/2021 17:34

A aplicação em grávidas e puérperas não está prevista na bula do imunizante(foto: Prefeitura de Uberlândia)
A aplicação em grávidas e puérperas não está prevista na bula do imunizante (foto: Prefeitura de Uberlândia)
Após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a o uso da vacina AstraZeneca/Fiocruz contra a COVID-19, a prefeitura de Uberlândia suspendeu a vacinação de grávidas e puérperas. A imunização do grupo iria começar nesta terça-feira (11/5) . O comunicado oficial foi emitido nesta manhã. Quem foi convocado também será avisado por meio de mensagem em celulares.
 
Segundo o prefeito Odelmo Leão (PP), a suspensão vai durar até que as investigações sejam concluídas e que novas orientações sejam repassadas pelo Ministério da Saúde. O município foi o primeiro do Triângulo Mineiro a anunciar a suspensão.
 
“A Anvisa orientou aos municípios que suspendam, imediatamente, a vacina da AstraZeneca/Fiocruz após evento adverso em gestantes que haviam tomado o imunizante (…). Caso você se enquadre em um desses casos e tenha recebido a mensagem para vacinação nesta terça, estamos enviando novo SMS cancelando seu agendamento”, postou Odelmo Leão em rede social.
 
A Anvisa deu a orientação em nota técnica, pois a aplicação em grávidas e mães que deram à luz recentemente não está prevista na bula do imunizante. A agência emitiu comunicado no final da noite desta segunda-feira (10/5).

“A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI)”, diz o informe oficial. A atual bula do imunizante não recomenda a aplicação em grávidas sem orientação médica individual.
 

Vacinação local

Em Uberlândia, foi iniciada a vacinação com a primeira dose contra COVID-19 para pessoas de 55 a 59 anos de idade e pessoas com Síndrome de Down, além de pacientes renais crônicos que realizam diálises. O atendimento ocorreu nos ginásios do Uberlândia Tênis Clube e recebeu, nesta segunda (10/5), 713 pessoas.

(foto: Soraia Piva/EM/D.A Press)
(foto: Soraia Piva/EM/D.A Press)
 

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)