(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Em madrugada de aglomeração, álcool e drogas, três são presos em Alfenas

Pessoas foram flagradas desrespeitando as medidas de prevenção ao novo coronavírus na cidade do Sul de Minas e alguns, ao serem abordados, desacataram agentes


08/05/2021 19:20 - atualizado 08/05/2021 19:57

Pessoas são presas por desacato e desobediência em Alfenas(foto: Redes Sociais/Reprodução)
Pessoas são presas por desacato e desobediência em Alfenas (foto: Redes Sociais/Reprodução)
 
Três pessoas foram presas durante aglomeração em Alfenas, no Sul de Minas, na madrugada deste sábado (8/5). O caso foi próximo a uma loja de conveniência da cidade com moradores desrespeitando as medidas de prevenção ao novo coronavírus.

Vídeo (veja abaixo) de pessoas sem máscara, fazendo uso de bebida alcoólica e sem distanciamento social repercutiram nas redes sociais. Uma pessoa também foi detida com drogas.


 
De acordo com a Polícia Militar, a ação ocorreu após denúncias de aglomerações no começo da madrugada deste sábado (8/5). Quando os militares chegaram ao local, algumas pessoas desobedeceram e desacataram a ordem da PM e da Guarda Municipal.
 
Alfenas está na onda vermelha do Programa Minas Conscinete e o último decreto publicado permite o funcionamento de bares, restaurante e lojas de conveniência até 1h da madrugada. Mas, segundo a Vigilância Sanitária, algumas pessoas insistem em desobedecer às regras. 
 
Durante a ação da Polícia Militar e da Guarda Municipal, duas pessoas foram presas por desobediência e desacato, além de um homem que estava com drogas. Os detidos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil da cidade.

Ainda de acordo com a PM, elas foram ouvidas e liberadas.
 
Alfenas segue com 6.350 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 149 óbitos em decorrência da doença.

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)