(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Araguari investiga armazenamento incorreto de 90 doses da vacina de Oxford

Os imunizantes contra o novo coronavírus foram deixados fora do local correto para refrigeração e podem ser perdidos


07/05/2021 18:17 - atualizado 07/05/2021 18:38

Doses da vacina contra a COVID-19 devem passar por análise para saber se ainda podem ser aplicadas(foto: Prefeitura de Araguari/Divulgação)
Doses da vacina contra a COVID-19 devem passar por análise para saber se ainda podem ser aplicadas (foto: Prefeitura de Araguari/Divulgação)

Foi aberta sindicância na Prefeitura de Araguari, no Triângulo Mineiro, para apurar possível negligência que pode custar a perda de 90 doses de vacina contra COVID-19. As unidades do imunizante foram deixadas fora da refrigeração adequada.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica local, as unidades da AstraZeneca (desenvolvida pela Universidade de Oxford) teriam sido acondicionadas na sala refrigerada do departamento de epidemiologia de Araguari, mas fora da câmara de refrigeração.

Assim que as responsáveis pelo setor constataram a falha, fizeram o relatório à pasta de Saúde.
 
Foi publicada no Diário Oficial do Município a Portaria que abre sindicância investigativa para verificação da conduta de servidor público municipal e poderá concluir ou não a configuração de infração disciplinar.
 
“Situação que se confirmada caracteriza irregularidade no desempenho funcional do(a) servidor(a) responsável pela conservação das vacinas mencionadas, conduta que se mostra incompatível com o dever de zelo e cuidado com o bem público que foi confiado, que precisa ser investigada tendo em vista a sua gravidade e potencial dano material e à saúde da coletividade”, diz a portaria.
 

Apuração


As secretarias de Saúde e de Administração, além da Procuradoria Geral do Município, informaram o Ministério Público Estadual sobre o ocorrido para acompanhamento do processo.

A sindicância deverá ser concluída no prazo de 30 dias, podendo ser estendida por mais 30 dias.
 
A Prefeitura de Araguari também informou que afastou a responsável pelo setor por tempo indeterminado, enquanto durarem as investigações.

“Ainda de acordo com a Administração do Município, ressalta-se que a cidade tem local adequado para armazenamento das doses e com total segurança; com gerador em condições de uso caso haja qualquer tipo de interrupção no fornecimento de energia ou qualquer outra eventualidade”, comunicou a prefeitura.

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)