(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

BH: feira hippie voltará a funcionar a partir de domingo (9/5)

A última exposição ocorreu em 10 de janeiro. Na semana seguinte, a prefeitura endureceu as medidas de proteção para conter os avanços da COVID-19


06/05/2021 15:57 - atualizado 06/05/2021 16:46

Na foto, Ultimo domingo de Feira Hippie antes do fechamento do comercio nao essencial na capital em janeiro (foto: Juarez Rodrigues/E.M/D.A Press)
Na foto, Ultimo domingo de Feira Hippie antes do fechamento do comercio nao essencial na capital em janeiro (foto: Juarez Rodrigues/E.M/D.A Press)
A Feira de Artesanato da Afonso Pena, mais conhecida como feira hippie, poderá voltar a funcionar a partir deste domingo (9/5). 

O anuncio foi feito pelo prefeito de BH, Alexandre Kalil,  nesta quinta-feira (6/5), durante entrevista coletiva, sobre os novos avanços no processo de flexibilização. Kalil disse que a decisão foi tomada após o monitoramento de 14 dias dos impactos da última reabertura nas atividades comerciais e de serviços e identificar estabilidade nos indicadores epidemiológicos e assistenciais. 

Sendo assim, a partir deste sábado (8/5), poderão reabrir as feiras livres organizadas pelo Poder Executivo, como as das avenidas Afonso Pena e Carandaí. A Feira Hippie não funciona desde o dia 10 de janeiro.

A Feira Hippie recebe cerca de 80 mil visitantes e emprega mais de 30 mil pessoas, direta e indiretamente, em um domingo comum. A feira responde a 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade.

Desde o ano passado, ela passou a ocupar um espaço maior, indo desde a Praça Sete, no quarteirão entre as ruas Carijós e Rio de Janeiro, até a Rua dos Guajajaras.

Já o setor de Apoio e Alimentação funcionará na Rua Espírito Santo, entre a Avenida Afonso Pena e a Rua dos Carijós, e um outro trecho na Avenida Álvares Cabral, entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Goiás.

Os principais cuidados a serem observados incluem o uso obrigatório de máscara por todos os frequentadores, inclusive os feirantes; higienizar as mão dos visitantes todas as vezes que requisitarem uma mercadoria e a proibição dos provadores.

Além disso, os comerciantes ficam responsáveis por direcionar as filas e demarcar os espaços para evitar aglomerações, observando o distanciamento de dois metros entre as pessoas.

Outras atividades


De acordo com a administração municipal, o horário para consumo interno nos bares, restaurantes e similares passará a ser das 11h às 19h, de segunda-feira a sábado, com consumo de bebida alcoólica. Retirada no local e entrega em domicílio continuam autorizadas, sem restrição de dia e horário.

 Supermercados, sacolões, açougues, lojas de materiais de construção e demais atividades consideradas essenciais voltam a ter permissão de funcionar aos domingos. Lojas de conveniência continuam funcionando de segunda a sábado, entre 7h e 18h.

Entretanto, o prefeito pede cautela. “A todos os comerciantes, associação de bares, restaurantes, lojas e feiras, vocês vão ditar se a cidade vai continuar abrindo ou se vamos fechar. Nós estamos com a fiscalização atenta e vamos continuar”, disse.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.

(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)
(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)