(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Multas contra vendas irregulares de bebidas viram doações em Uberlândia

Autuações por venda de bebidas alcoólicas durante lei seca foram revertidas em 8,4 mil máscaras N95 e em outros insumos


05/05/2021 17:28 - atualizado 05/05/2021 18:29

Força-tarefa em um das autuações em Uberlândia, cujas multas viraram doações(foto: Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação)
Força-tarefa em um das autuações em Uberlândia, cujas multas viraram doações (foto: Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação)

Todas as multas aplicadas pela força-tarefa de fiscalização da Prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, contra empresas que venderam bebidas alcoólicas irregularmente durante a pandemia foram revertidas em doações de máscaras e outros equipamentos para uso na rede municipal de Saúde.

Termos de Ajustamento de Condutas (TAC) assinados pelas empresas autuadas junto ao Procon municipal garantiram as doações.

As multas aplicadas nestes casos foram revertidas em 8,4 mil máscaras N95, 6,4 mil luvas descartáveis e 1.674 aventais descartáveis.

Por meio dos TACs, ficaram determinadas as substituições das punições pecuniárias pela aquisição e doação de insumos ao município.

“Depois da ação de fiscalização e autuação de cinco empresas, celebramos esses termos. Neles, asseguramos que o município pudesse, uma vez que o intuito não é prejudicar economicamente o setor produtivo, e sim salvar vidas, reverter as irregularidades em benefícios diretos à própria população, que necessita de assistência neste momento de desafios. E assim é a nossa orientação para continuarmos os trabalhos”, disse o superintendente do Procon de Uberlândia, Egmar Ferraz.

Em apenas duas fiscalizações em março, distribuidoras tiveram 230 mil unidades de bebidas apreendidas. Na maior das autuações, no Bairro Novo Mundo, a revenda teve quase 170 mil latas de cervejas confiscadas.

Em outro caso, no Bairro Jardim Brasília, houve a apreensão de 60 mil unidades da bebida. Naquele momento, a cidade estava sob lei seca.

Desde que a pandemia de COVID-19 provocou medidas de contenção à disseminação do vírus na cidade, por meio de restrições no funcionamento das atividades econômicas, a Prefeitura de Uberlândia iniciou a força-tarefa para fiscalizar o cumprimento das determinações.

As equipes são compostas por fiscais do Procon, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Agronegócio Economia e Inovação, Posturas, além da Polícia Militar (PM).
 

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)