(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMUNIZAÇÃO

COVID-19: idosos de 63 anos são vacinados nesta quarta-feira (14/4) em BH

A imunização da faixa etária está prevista para acontecer até a sexta-feira (16/4)


14/04/2021 08:56 - atualizado 14/04/2021 13:15

Idosos devem levar documento de identidade e um comprovante de residência para receber o imunizante(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Idosos devem levar documento de identidade e um comprovante de residência para receber o imunizante (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Chegou a vez dos idosos de 63 anos serem vacinados contra a COVID-19 em Belo Horizonte. Nesta quarta-feira (14/4), os centros de saúde e postos drive-thrus da capital mineira recebem a faixa etária para mais uma etapa da campanha de vacinação.

De acordo com a programação da PBH, é previsto que pessoas com 63 anos, completos até 30 de abril, sejam vacinados pela primeira dose até a próxima sexta-feira (16/4). Os mais de 150 postos de saúde estarão abertos das 7h30 às 16h30 e, os pontos de imunização para veículos, das 8h às 16h30.

No entanto, aqueles que optarem pelos drive-thrus devem ficar atentos aos dias de funcionamento dos locais durante esta semana de imunização. Confira:

14 de abril (quarta-feira)

  • Cop/BHTrans (Avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900, Buritis)
  • Boulevard Shopping (Entrada pelo estacionamento da Rua Professor Otaviano Almeida, Santa Efigênia)
  • Minas Shopping (Doca 3, Avenida Cristiano Machado, 400, União)
  • Corpo de Bombeiros (Rua Piauí, 1815, Funcionários)
  • Shopping Estação BH (Regional Venda Nova, Entrada pela Av. Vilarinho - acesso ao G1- Vila Cloris)

14 de abril (quarta-feira) a 16 de abril (sexta-feira)

  • UFMG (Avenida Antônio Abrahão Caram, 763, Pampulha) 

O idoso deve levar documento de identidade e um comprovante de residência. Para evitar aglomerações, a Secretaria de Saúde Municipal recomenda a presença de apenas um acompanhante por pessoa.

Pessoas com mobilidade reduzida ou acamados podem fazer um cadastro para solicitar à prefeitura que recebam a vacina em casa.  

Profissionais da saúde e idosos entre 73 a 74 anos


Em mais uma semana de imunização em Belo Horizonte, os trabalhadores da saúde entre 43 e 49 anos também serão vacinados contra o coronavírus a partir desta quinta-feira (15/4), pela primeira dose, e os idosos de 74 e 73 anos, recebem a segunda dose do imunizante no sábado (17/4).

A vacinação dos profissionais da saúde ocorre em pontos exclusivos, conforme listado pela PBH, das 7h30 às 16h30. Porém, apenas aqueles que fizeram o cadastro no site da prefeitura até a última sexta-feira (9/4) poderão receber a imunidade. 

Além disso, a Secretaria de Saúde Municipal informou que o trabalhador não pode ter apresentado sintomas da COVID-19 nos últimos 30 dias nem ter tomado qualquer outra vacina no mesmo período.

Para o momento da imunização, é necessário que o profissional leve documento de identificação com foto, registro no conselho profissional e documento que comprove a veiculação ativa do trabalhador com serviço de saúde localizado em Belo Horizonte. A lista completa da documentação pode ser acessada no portal da PBH.

Já a última etapa da vacinação para os idosos de 74 e 73 anos será realizada nos postos fixos, extras e pontos de drive-thru das 7h30 às 13h. Os endereços podem ser conferidos aqui.

É pedido que o idoso leve documento de identidade, CPF e comprovante de residência, além do cartão de vacinação que conste a aplicação da primeira dose.
 
* Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira. 
 

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas


 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)