(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Agora na onda vermelha, Uberaba e Araxá publicam decretos bem distintos

As duas maiores cidades do Triângulo Sul publicaram regras de enfrentamento à COVID-19 com diferenças quanto ao funcionamentos de estabelecimentos comerciais


13/04/2021 13:32 - atualizado 13/04/2021 14:38

Uberaba e Araxá, as duas maiores cidades do Triângulo Sul, foram incluídas na onda vermelha do Minas Consciente a partir dessa segunda-feira (12/4)(foto: Agência Minas/Reprodução)
Uberaba e Araxá, as duas maiores cidades do Triângulo Sul, foram incluídas na onda vermelha do Minas Consciente a partir dessa segunda-feira (12/4) (foto: Agência Minas/Reprodução)

Após o fim da onda roxa no Triângulo Sul, as duas maiores cidades da região, Uberaba e Araxá, publicaram no início desta semana os seus novos decretos municipais de enfrentamento à COVID-19. Araxá liberou o funcionamento presencial de bares e restaurantes. Já em Uberaba, esses segmentos, assim como todo comércio não essencial, vão continuar atendendo por meio de aplicativos, delivery ou retirada em balcão.

De acordo com o novo decreto de Araxá, ficou liberado o funcionamento da praça de alimentação do shopping, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e bares de segunda a sábado, até 22h, e aos domingos, até 15h – após estes horários, o funcionamento será permitido por meio de aplicativos e delivery.

Ainda conforme o atual decreto de Araxá, a partir de agora e com o início da onda vermelha, os bares e restaurantes da cidade, apesar de liberados a funcionar presencialmente, devem obedecer ao limite máximo de ocupação de seis pessoas por mesa, respeitando o distanciamento de 2m entre as mesas e sendo proibida a interação de pessoas de mesas distintas.

Já segundo o novo decreto de Uberaba, continua valendo o texto publicado em março, ou seja, não houve mudanças com relação às restrições de distanciamento presentes também na onda roxa.

De acordo com o texto do decreto municipal nº 378/2021, além da permissão do funcionamento do comércio não essencial apenas para atendimento por meio de aplicativos, delivery ou retirada em balcão, e sem consumo no local, supermercados, padarias, açougues, varejões, lojas de conveniência, lanchonetes, pet shops, oficinas mecânicas, borracharias e lavanderias podem funcionar de 5h às 20h.

Já as barbearias, salões de beleza e serviços de limpeza de veículos estão permitidas a atender neste mesmo período, mas em atendimento individualizado e agendamento prévio.

Com relação à prática de atividades esportivas em Uberaba, continuam liberadas apenas de forma individual, ou com acompanhamento de personal trainer, e somente em ambientes abertos e com uso de máscara. 

Também continua permitido na cidade funcionamento de igrejas para atendimentos individuais e familiares, mas com a recomendação para que não sejam realizadas reuniões, missas ou cultos presenciais, ou seja, a decisão cabe a cada comunidade religiosa.

Ainda segundo o novo decreto de Uberaba, se igreja optar em fazer celebrações, serão permitidas apenas com as reuniões de religiosos, com duração de no máximo uma hora, todos com o uso obrigatório de máscara, distanciamento de 3m entre as pessoas e com o limite no local de 30% da capacidade total de público. 
 

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)